logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR implanta um centro para auxiliar na publicação de artigos científicos

capa
Ainda este ano pesquisadores e estudantes de Mestrado e Doutorado poderão contar com o auxílio do Centro de Assessoria e Publicação Acadêmica (CAPA) que acaba de ser criado na Universidade Federal do Paraná. A proposta é oferecer auxílio tanto na redação científica, como na indicação e trâmites para publicações em revistas especializadas nacionais e também estrangeiras. Quando houver necessidade também será ofertado apoio para a tradução de textos para outros idiomas.
O Centro, aprovado como órgão suplementar do Setor de Ciências Humanas, será dirigido pelo professor Ron Martinez, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, coordenador do grupo de pesquisa sobre Internacionalização de Pesquisa Científica Brasileira (CNPq) e integrante do Comitê Assessor de Inovação, da Agência de Inovação da UFPR. De acordo com o professor, a necessidade de criar uma estrutura de assessoramento aos pesquisadores surgiu após a realização de uma pesquisa envolvendo estudantes de Pós-Graduação e pesquisadores, que demonstraram ter dificuldades para adaptar seus textos para a linguagem exigida por determinadas publicações. Ainda segundo o professor, muitos entrevistados falaram sobre a importância de contar com apoio para desmembrar suas teses e dissertações em artigos científicos.
O Centro está sendo estruturado e em outubro deve ofertar o primeiro curso voltado a professores e pesquisadores em geral, não apenas da UFPR. Mestrandos e doutorandos de outras instituições também vão poder participar. Para o professor Ron, a missão da nova unidade será “ajudar os docentes e discentes a criar autonomia nas suas produções científicas, funcionando em um modelo semelhante a um ‘writing center’, como ocorre nos Estados Unidos e no Reino Unido, um espaço para avaliação e consultas entre pares. Segundo o idealizador dessa nova atividade, “através do site, www.capa.ufpr.br, o pesquisador que está elaborando um artigo vai poder agendar consultas com pares, individualmente ou em grupo. Os serviços serão gratuitos para a comunidade da UFPR e cobrados para a comunidade externa. Contatos também podem ser feitos pelo e-mail: ronmartinez@ufpr.br.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...