UFPR implanta Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais

24 agosto, 2021
10:16
Por Lais Murakami
0
Ciência e Tecnologia

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou, no dia 2 de agosto, o registro e o credenciamento inicial do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O CEP Humanidades será um órgão colegiado, interdisciplinar e independente. Sua criação objetiva desenvolver e aplicar mecanismos de proteção da instituição, dos pesquisadores e dos participantes de pesquisa, adequados às éticas dos diferentes campos de conhecimento das pesquisas acadêmicas de Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras, Artes, Linguística, Direito e outras áreas que abordem questões relativas à sociedade. “Todos as pesquisas que envolvam aspectos inerentes aos seres humanos e à sociedade, com detalhes que demandam cuidados éticos na abordagem, poderão ser analisadas por esse comitê”, explica o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Francisco de Assis Mendonça.

Até então, a UFPR possuía apenas um comitê de ética, vinculado ao Setor de Ciências da Saúde, que recebia todas as demandas relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas envolvendo seres humanos. Segundo Mendonça, implantar esse comitê especificamente na área de humanidades deve, além de desafogar as demandas do já existente, incentivar a interdisciplinaridade e a heterogeneidade das pesquisas, ampliando as áreas temáticas do conhecimento.

“O CEP Humanidades será composto por oito representantes de diversos campos do conhecimento dentro das ciências humanas e sociais, especialmente Ciências Sociais, Sociais Aplicadas, Artes, Letras e Educação. É um enriquecimento no sentido da garantia da ética em pesquisa e na transdisciplinaridade do conhecimento”, avalia o pró-reitor.

Deverão passar por esse comitê os projetos de pesquisa que contemplem dados sensíveis, dados pessoais e conteúdos que afetem a dignidade e a integridade humana. O CEP Humanidades da UFPR está em fase final de implantação e ficará institucionalmente vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). “A UFPR é uma das poucas, no Brasil, a criar esse tipo de comitê. Isso reforça o caráter da pesquisa nessa universidade e o cuidado com o desenvolvimento correto e ético da pesquisa no interior da instituição”, destaca Mendonça.


Foto de destaque: André Filgueira/Sucom UFPR

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]