logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR homenageia a trajetória do professor Metry Bacila

Metry Bacila, médico, cientista e professor emérito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) completou 100 anos de nascimento em 2022. Em sua homenagem, foi inaugurada na última quarta, dia 30, uma placa na entrada do Setor de Ciências Biológicas (SCB). 

O pesquisador participou da criação, na UFPR, do Instituto de Bioquímica, do Centro de Estudos do Mar, das Pós-Graduações em Bioquímica em Ciências Veterinárias. Foi ex-diretor do Setor de Ciências Biológicas e um dos idealizadores do Programa Antártico Brasileiro. 

O diretor do SCB, a vice-reitora da UFPR e familiares de Bacila no descerramento da placa. Foto – Leonardo Bettinelli

O descerramento ocorreu durante uma solenidade com a presença da vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, do diretor do SCB, Thales Ricardo Cipriani, da Secretária de Educação de Curitiba e filha do professor Metry, Maria Sílvia Bacila; do médico Mateus Bacila, neto do homenageado; de outros familiares, amigos e da comunidade universitária. 

Os convidados destacaram pontos importantes da trajetória pessoal e profissional de Bacila. Maria Sílvia revelou que, embora dominasse vários temas da área científica, Metry sempre demostrou humildade e generosidade com os colegas e alunos. “Seu brilhantismo na ciência deixou um legado sobretudo na forma como conseguiu propagar esse conhecimento para todas as pessoas que passaram por suas salas de aula”. 

Colegas, familiares e a comunidade universitária participaram da cerimônia. Foto – Juliana Barbosa

Cirpiani relatou que o professor, formado pela UFPR nos anos 1940, logo iniciou-se na docência e na pesquisa, participando da fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Além de fundar laboratórios, centros de pesquisa e pós-graduação, participou ativamente da inauguração do prédio atual do SCB, no Centro Politécnico, teve importantes contribuições no Instituto de Química da USP, além de ter sido docente e doutor honoris-causa da PUCPR. “Muitos de nós já ouvimos relatos sobre o protagonismo do professor Metry, que estabeleceu os pilares do Departamento e do Programa de pós-graduação em Bioquímica”. 

A professora Graciela lembrou que a história de Bacila está inscrita em vários locais dentro e fora da UFPR, e valorizou o caráter observador do homenageado. “As grandes descobertas da humanidade vieram através da observação (…). A história fala por si só. Que nós aprendamos com sua ética, compromisso, dedicação e amor por tudo o que ele fez”, finalizou. 

Placa comemorativa e os livros da coleção Metry Bacila doados à UFPR. Fotos – Juliana Barbosa

Durante o evento, os familiares doaram à UFPR exemplares de três obras que retratam as várias faces da história do pesquisador: a biografia “O Professor Que Descobriu a Antártica“, escrita pelo jornalista Diego Antonelli; “Poemas do Tempo Zero e outros ensaios”, com escritos de Metry sobre temas diversos; e “Cartas da Antártica”, em que Bacila relata sua trajetória na Estação Antártica Comandante Ferraz. Os livros comporão o acervo das bibliotecas dos Setores de Biológicas, Agrárias e Saúde, do Departamento de Bioquímica e do Centro de Estudos do Mar. 

Por João Cubas (Aspec/SCB/UFPR) 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...