logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR ganha dois novos setores

UFPR ganha dois novos setores - Foto: Leonardo Bettinelli

Em sessão do Conselho Universitário (Coun) realizada nesta terça-feira (27), foi aprovado a criação de dois novos setores. A transformação do Campus Avançado de Palotina em Setor Palotina e a criação do Setor de Artes, Comunicação e Design, com o desmembramento do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.

“Dois novos setores ajudarão a transformar ainda mais a UFPR”, destacou o reitor Zaki Akel Sobrinho, que presidiu a sessão do Coun. Segundo ele, no centenário da universidade, a criação de duas novas unidades vem consolidar o processo de expansão.

Primeira videoconferência realizada nas sessões do Conselho - Foto: Leonardo Bettinelli

A decisão administrativa tem efeito a partir de 1º de janeiro de 2013. Com a criação de mais dois novos setores na UFPR, foram constituídas comissões para elaboração do regimento interno e acompanhamento da implantação das novas unidades. Até a eleição dos novos diretores e vice-diretores, de acordo com disposição regimental da UFPR, o reitor designa diretores pro tempore para cada setor.

Para Vinicius Cunha Barcellos, diretor do campus Palotina, a transformação em setor é de suma importância. “Demorou mais de 20 anos, mas o dia chegou”, disse por meio da primeira videoconferência realizada nas sessões do Conselho, dando início ao processo de publicização.

A diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (SCHLA), professora Tarcisa Bega, destacou que a criação do novo Setor de Artes, Comunicação e Design demostra um momento que ocorreu naturalmente de amadurecimento e necessidade de expansão de áreas de conhecimentos importantes na UFPR. “Divisão não é no sentido de ruptura, mas de melhoria administrativa”, avaliou a diretora.

Projeto do novo Campus Cabral - Foto: reprodução

O novo Setor Palotina abriga os cursos de Graduação de Medicina Veterinária, Agronomia e Ciências Biológicas, cursos de Tecnologia em Aquicultura, Biocombustíveis e Biotecnologia, além de cursos de especialização, mestrado e doutorado. No Setor de Artes, Comunicação e Design estarão os cursos de Graduação em Artes Visuais, Música, Comunicação Social e Design de Produto e Gráfico e os programas de Pós-Graduação em Design, Comunicação Social e Música.

Vejas as fotos no Flickr!

O Campus Cabral vai abrigar o novo Setor de Artes, Comunicação e Design. Em outubro, foi assinado o contrato com o escritório vencedor do Concurso Nacional de Arquitetura Campus Cabral. Veja a matéria!

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...