Parcerias e convênios nas áreas de Medicina, Gestão Ambiental, Geociências, Transportes, Recursos Hídricos, Nanotecnologia, Solos, Energias Renováveis, Biotecnologia e Inventário Florestal, acabam de ser firmados entre a UFPR e a Universidade Nova de Lisboa. Foi durante a visita da comitiva paranaense a Portugal.
Os professores Donizeti Antonio Giusti diretor do Setor de Ciências da Ciências da Terra, Eduardo Teixeira da Silva, diretor do Setor de Agrárias, Elisandro Frigo (Palotina), Ana Sofia Climaco (Tecnologia), Mônica Nunes Lima Cat, Rogério Hamerschmidt, José Luiz Godoy (Saúde) e Graciela Muniz, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação visitaram a Universidade de Nova Lisboa de 24 a 27 de setembro.
A instituição portuguesa faz parte do Grupo de Tordesilhas, do qual o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho é presidente. Os professores foram recebidos pelo reitor Antonio Rendas da Universidade de Nova Lisboa.
Os professores Donizeti Antonio Giusti, Eduardo Teixeira da Silva e Elisandro Frigo estiveram ainda com o Ministro do Meio Ambiente, Ordenamento Territorial e Energia de Portugal, Jorge Moreira da Silva. Vários encontros temáticos permitiram estreitamento das relações para participação de professores da UNL em diversos projetos da UFPR e também formalização de intercâmbio e mobilidade acadêmica entre as instituições. Em dezembro está agendada a visita do Antonio Rendas na UFPR.