Convênio assinado na manhã desta sexta-feira (14/04) na Reitoria vai permitir a realização de estudos na área de segurança de veículos junto com pesquisadores da Universidade de Ingolstadt, na Alemanha. A parceria já existe com o Lactec e agora está sendo ampliada para que professores e estudantes possam ter contato com as novas tecnologias que vêm sendo geradas pelos pesquisadores. A Universidade alemã é referência nos estudos de segurança de carros e está investindo R$70 milhões no centro de pesquisas. O interesse dos cientistas de Ingolstadt é pelas pesquisas aplicadas. Um exemplo é um modelo de air bag desenvolvido na universidade e que foi implantado pela wolkswagem nos carros golf, explicou o reitor Walter Schober na solenidade.
O convênio foi assinado pelo reitor Zaki Akel Sobrinho, pelo diretor-superintendente do Lactec Omar Sabbag Filho e pelo reitor da Universidade de Ingolstadt Walter Schober. Em agosto, a primeira ação pelo novo convênio será a ida de dois estudantes de Engenharia Elétrica da UFPR para o Centro de Pesquisas de Ingolstadt. Segundo Alessandro Zimmer, professor do Departamento de Engenharia Elétrica, os alunos terão contato com essas tecnologias e poderão desenvolver novas competências.
O acordo, embora específico para segurança de veículos, abrange várias áreas como as engenharias, principalmente Elétrica e Mecânica, Informática, entre outras do setor tecnológico. A universidade alemã é bem menor do que a UFPR, com cerca de três mil alunos de graduação em engenharia e 360 na pós-graduação. De acordo com o reitor, o Centro de Pesquisas mantido pela instituição é o único da Alemanha. Agora, com a ampliação da parceria existente com o Tecpar, será comum a ida de estudantes e professores da UFPR para a Alemanha e também os pesquisadores da UFPR receberão alunos e cientistas alemães. Segundo o professor Alessandro Zimmer, a Engenharia Elétrica já tem vários projetos para integrar nesta nova parceria.
Veja a reportagem da UFPRTV
http://200.17.241.76/content?vspace=1307&cid=19339102