Em mais uma parceria bilateral, a UFPR firmou acordo com a Universidade alemã de Potsdam. O convênio prevê a colaboração entre professores e estudantes na área de literatura e linguística. O compromisso foi assinado pelo reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, e o vice-reitor para assuntos internacionais da Universidade de Potsdam, Florian Schweigert.
O professor Paulo Asthor Soethe, do Depac (Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas da UFPR), que mediou a parceria, falou que a cooperação mútua prevê um intercâmbio entre alunos e docentes, da pós-graduação das duas instituições. Para celebrar o início do acordo, o livro de um dos professores da Universidade alemã – professor Ottmar Ette, foi traduzido para o português e publicado pela editora da UFPR. Professor Paulo Soethe disse, ainda, que há duas pós-doutorandas de Potsdam ministrando cursos e realizando conferências na Universidade Federal do Paraná.
Após a assinatura, Professor Zaki declarou que a Universidade de Potsdam é uma universidade jovem, tem apenas 25 anos, e a união com a UFPR, uma universidade centenária, é uma construção para o futuro. O reitor mencionou também que o setor de letras da UFPR é uma das esferas que mais produzem e que mais têm essa interação, essa inserção internacional. Disse ainda que a internacionalização é um movimento de duas mãos, “ganha quem recebe nossos professores, nossos estudantes, e ganhamos também nós, que renovamos, ampliamos nossos horizontes ao receber gente que vem de outras academias do mundo inteiro”.
O vice-reitor da Universidade de Potsdam, Florian Schweigert, disse estar animado com a parceria e acredita no êxito do programa. “Esse é apenas o núcleo ao redor do qual ocorrem os intercâmbios e creio que para os estudantes é muito importante interagir com outras nações. O intercâmbio está acontecendo, e estamos ansiosos e esperançosos que seja ainda mais intensificado”.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]