logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR faz parceria com Universidade de Tenri, do Japão

UFPR e Universidade de Tenri assinam Termo de Cooperação. Foto: Marcos Solivan

Uma comitiva da Universidade de Tenri, do Japão, esteve na Universidade Federal do Paraná nesta quinta-feira (11) para a assinatura de um termo de cooperação entre as duas universidades. A Universidade japonesa, que completará 90 anos em 2015, já formou um bom número de atletas e medalhistas olímpicos. Outra prioridade da Universidade de Tenri é o ensino de Letras.

A comitiva foi formada pelo reitor da Universidade de Tenri, Masahiko Iburi; o chefe de gabinete do Departamento de Relações Internacionais, Takaharu Ichise; e pelo professor do Departamento de Língua Portuguesa e coordenador do convênio, Yoshikazu Yamochi.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, lembrou que a Universidade tem boas relações e parcerias com diversas universidades japonesas há 25 anos.

Também esteve presente na reunião o coordenador da Área de Língua Japonesa e vice-diretor do Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da UFPR, Luiz Gardenal. Ele esteve na Universidade de Tenri em 2002, onde foi intercambista no Curso de Português do Brasil na Faculdade de Estudos Internacionais. “Espero que essa parceria seja duradoura, assim como as parcerias entre a UFPR e outras universidades japonesas”, afirmou o coordenador.

A professora Satomi Azuma, da Área de Japonês do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR, também comemorou a parceria. “Fico feliz em perceber que a relação da Universidade com o Japão está aumentando cada vez mais.”

O professor Yamochi, do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade de Tenri, disse estar orgulhoso e emocionado com a cooperação entre as instituições. “Espero que os laços de amizade, entre alunos e professores, continuem no futuro”, afirmou.

O Curso de Verão de Língua Japonesa da Universidade de Tenri será oferecido em julho de 2015. Foto: Marcos Solivan

Na ocasião, a comitiva japonesa apresentou ao vice-reitor Rogério Mulinari o Curso de Verão de Língua Japonesa da Universidade de Tenri, que é oferecido anualmente para alunos estrangeiros, com a próxima edição agendada para julho de 2015.

A Universidade japonesa tem incentivado seus alunos a viajar para outros países para estudar, ter experiências de trabalho e conhecer outras culturas, e tem a intenção de enviar alunos para a UFPR.

Mulinari disse que a proposta de intercâmbio de alunos vai ao encontro dos programas da UFPR. “Isso é o que queremos. Temos o curso de português como segundo idioma. Posso prever que os estudantes japoneses vão aprender português, e os estudantes brasileiros vão aprender japonês, e a parceria será ainda melhor”, disse.

Veja a galeria completa de fotos da reunião no Flickr da Assessoria de Comunicação Social da UFPR.

Por Helen Mendes

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...