

A UFPR, através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), realiza pesquisas na região do Rio Corrente, na Bahia, para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental. O estudo faz parte do licenciamento ambiental para a construção da ponte sobre o Rio Corrente, na BR-135, município de Correntina. Profissionais do ITTI coletaram, nesta segunda quinzena de agosto, organismos aquáticos (peixes e bentos) com o objetivo de identificar a variedade de espécies que vive no rio, bem como, avaliar a qualidade da água.
A análise da coleta do material foi feita pelo Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA) e deverá estar concluída em 30 dias. A equipe técnica foi formada pelos biólogos Sandra Martins Ramos, do ITTI, e pelos profissionais do GIA Aline Horodesky, Adriano Hauer e Lineu de Brito.


Outras atividades desenvolvidas pela UFPR no Município de Correntina foram a contagem de tráfego e a avaliação de ruídos no entorno do Rio Correntes, além de uma enquete com a população local acerca da construção da ponte. A explicação é do engenheiro ambiental Jhonatan Zonta e do supervisor ambiental Marcos Vinícius Leite, ambos do ITTI. Ressaltaram também que todo o estudo de impacto ambiental realizado na região tem como parceiro o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Celsina Favorito, com informações de Caroline Passos.