No dia 21 de março será lançado oficialmente no Rio de Janeiro o Centro de Informação em Saúde Silvestre (Ciss). A iniciativa conta com uma Rede de Laboratórios e uma Rede Participativa sobre Saúde Silvestre, o objetivo é prever, a partir de um sistema de informação que identifique situações de risco, quando uma doença que circula no ambiente silvestre rompe a barreira biológica e pode acometer humanos. Além do risco de doenças o Ciss também vai analisar os desequilíbrios que as atividades humanas exercem sobre os ecossistemas naturais. A Universidade Federal do Paraná é parceira do projeto.
O centro é fruto do Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para a Biodiversidade (Probio II) que em três anos já reuniu mais de 150 pesquisadores do Brasil . O projeto está ligado à Presidência da Fiocruz sendo coordenado por um grupo de pesquisadores da instituição e recebeu recursos do Banco Mundial.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]