logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR fará parceria com empresa criada por Muhammad Yunus

Vice-reitor, Rogério Mulinari (centro), recebe o gerente da Yunus Negócios Sociais, Ricardo Mastroti (terceiro à esquerda) - Foto: Nicola Ianuzzi

Vice-reitor, Rogério Mulinari (centro), recebe o gerente da Yunus Negócios Sociais, Ricardo Mastroti (terceiro à esquerda) - Foto: Nicola Ianuzzi

Tendência em todo o mundo, empresas de negócios sociais – que visam solucionar problemas da sociedade, são autossustentáveis e não distribuem lucro entre acionistas – ganham cada vez mais atenção também na academia. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre esse que vem sendo chamado de ‘segundo setor e meio’, a UFPR deve firmar em breve uma parceria com a unidade brasileira da Yunus Social Business.

A empresa foi cofundada pelo economista bengali Muhammad Yunus, que ganhou o Nobel da Paz em 2006 por ter oferecido microcrédito a milhões de famílias por meio de seu banco. Ela própria atua como um negócio social, como incubadora e fundo de investimento para empreendedores com iniciativas no mesmo sentido. A Yunus Negócios Sociais, subsidiária brasileira da empresa, foi criada há menos de um ano.

Empresas de negócios sociais diferem de organizações não governamentais porque não dependem de financiamento filantrópico – pelo contrário, precisam ser superavitárias para se sustentar. Mas, diferentemente do que ocorre em empresas tradicionais, os lucros, em vez de ir para os acionistas, são reinvestidos no negócio. “Em um negócio social, a solução para um problema passa por todas as áreas, não apenas pela economia ou pela administração”, diz o gerente de educação e relações institucionais da Yunus Negócios Sociais, Ricardo Mastroti. “E é dentro da universidade que vamos encontrar essa multidisciplinaridade.”

O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, que recebeu a visita de Mastroti nesta terça-feira (21) ressalta que é intenção da universidade oferecer também uma formação social. “Os estudantes vêm à UFPR para um aprendizado direcionado à sua área, mas ao longo do percurso temos que oferecer um pacote de cidadania”, diz.

Visita de Muhammad Yunus

Ricardo Mastroti (segundo à esquerda) foi recebido pelo vice-reitor, Rogério Mulinari (terceiro à esquerda) - Foto: Nicola Ianuzzi

Ricardo Mastroti (segundo à esquerda) foi recebido pelo vice-reitor, Rogério Mulinari (terceiro à esquerda) - Foto: Nicola Ianuzzi

Uma das primeiras iniciativas resultantes da parceria entre a empresa e a UFPR será a vinda de Muhammad Yunus para um evento em Curitiba. A visita ainda não tem data definida, mas ocorrerá ainda em 2014, anunciou Mastroti.

Nos próximos dias, o Departamento de Economia da universidade deve votar em plenária a outorga do título de doutor honoris causa a Yunus. O pedido ainda precisa passar por votação no Setor de Ciências Sociais Aplicadas e no Conselho Universitário antes de ser autorizado.

O contato entre a UFPR e a Yunus Negócios Sociais foi estabelecido dentro do programa Empreendedorismo com Foco em Negócios Sociais, parceria entre a UFPR e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que prevê a realização atividades sobre o tema, como palestras para alunos e a publicação de um livro, até novembro de 2015. “Queremos incentivar a inclusão de uma disciplina de empreendedorismo em cursos de todos os setores”, diz Ana Lucia Jansen de Mello de Santana, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Terceiro Setor (Nits) e uma das coordenadoras do programa.

Dependendo dos resultados alcançados até o fim do programa, Ana Lucia espera poder avançar ainda mais nas ações relacionadas ao segundo setor e meio dentro da universidade. “Talvez possamos criar uma incubadora e um núcleo de estudos voltado exclusivamente para negócios sociais.”

Célio Yano

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...