A Universidade Federal do Paraná figura em sétimo lugar na pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo. O Ranking Universitário Folha (RUF) avaliou 232 instituições de ensino superior, sendo 191 universidades e 41 faculdades ou centros universitários, em quatro quesitos: pesquisa, ensino, reputação no mercado de trabalho e inovação.
O levantamento reuniu dados de publicações acadêmicas e o depoimento de cientistas e profissionais de recursos humanos. Para o reitor da UFPR, professor Zaki Akel Sobrinho, “a colocação reflete a qualidade acadêmica e o compromisso com a educação de toda comundidade da UFPR e suas interrelações com a sociedade”.
A pesquisa difere do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, que classifica as instituições de ensino superior em grupos e também considera a nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A metodologia da pesquisa RUF é inspirada em experiências internacionais e adaptada ao contexto brasileiro. Os quatro indicadores pesquisados somam cem pontos: produção científica (55 pontos), inovação (5 pontos), reputação no mercado (20 pontos) e qualidade de ensino (20 pontos).
Os dois primeiros indicadores referem-se à qualidade e à quantidade da produção acadêmica das universidades. Os dois últimos indicadores foram desenvolvidos através de entrevistas feitas pelo instituto Datafolha com pesquisadores e executivos de recursos humanos. A UFPR obteve a sétima colocação geral, com 50,03 pontos, ou 11º lugar em qualidade de pesquisa; 18,06 pontos, ou 3º lugar em avaliação do mercado; 7,06 pontos, ou 11º lugar em qualidade de ensino e 4,74 pontos, ou 6º lugar em inovação, totalizando 79,88 pontos. A Universidade de São Paulo (USP) foi a melhor colocada, com 98,78 pontos.
O levantamento completo pode ser acessado aqui.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]