logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR é vice-campeã geral na 54ª edição dos Jogos Universitários Paranaenses

O atletismo da UFPR levou 17 competidores para o JUPS.

Nem só de livros e méritos acadêmicos é feita uma universidade – e os alunos que participaram da 54ª edição dos Jogos Universitários Paranaenses são prova disso. Competindo em todas as modalidades, a equipe da Universidade Federal do Paraná ficou em segundo lugar na classificação geral, atrás apenas da Universidade Estadual de Maringá.

Os estudantes representaram suas instituições em provas de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, todas com categorias masculina e feminina. Ao todo, além do vice-campeonato geral, a UFPR trouxe para casa nove medalhas, três de ouro (atletismo judô e tênis de mesa femininos), três de prata (xadrez e tênis de mesa masculinos e basquete feminino) e três de bronze (basquete masculino e handebol e xadrez femininos). Os jogos aconteceram de 6 a 13 de setembro, na cidade de Cianorte.

Dentre as primeiras colocadas, estão as meninas do atletismo, – Mariane Machaki, Joyce dos Santos, Melissa Crepaldi, Francielly do Nascimento, Rosinéia Rosário, Hadiji Nagao, Letícia Franco e Juliane Heinrichs – treinadas pelo professor Vidal Palácios Calderón. Em dois dias de provas, as atletas enfrentaram muita chuva e lama para levar o título para casa – mais de dez provas foram canceladas devido ao mau tempo. Devido à excelente classificação, Melissa, Joyce, Francielly e Rosinéia, que compõem o time de revezamento 4×100 metros, foram convocadas para participar dos Jogos Universitários Brasileiros, que acontecem no próximo mês em Aracaju, Sergipe.

A chuva não intimidou as competidoras.

“Cada dia nossa equipe está ficando mais experiente e estamos sempre em busca dos melhores resultados”, garante Juliane, que auxilia nos treinos e também cuida da parte burocrática das competições em nome do grupo. “A participação na competição nacional já vêm acontecendo há mais de cinco anos, com diferentes atletas, o que demonstra que a equipe está focada nos treinos e trabalhando pesado para que as marcas melhorem a cada dia.”

Os JUPS reuniram cerca de 1500 atletas de 26 universidades de todo o estado, totalizando 218 equipes. Para 2015, Londrina e Guarapuava já estão sendo cotadas como possíveis sedes da 55ª edição do evento.

Por Jéssica Maes

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...