Professores da Universidade de Los Lagos (Chile) abriram o evento, mostrando um pouco da realidade da educação chilena – FOTO: Ana Assunção
O I Seminário de Formação Inicial e Continuada do Professor da Educação Básica e Superior teve início na noite da última quarta-feira (25). Iniciativa da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Positivo (UP), o evento se propõe a oportunizar um aprimoramento para os profissionais da educação e estimular reflexão sobre o papel do professor durante todo o processo de ensino-aprendizagem.
Pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, professores da rede pública e privada e demais agentes da educação básica e superior estiveram presentes na abertura oficial, realizada no campus da UP. Para abrir os trabalhos foram convidados os professores chilenos, da Universidade de Los Lagos, Roberto Canales Reyes e Cristina Andrea Alarcon Salvo. Os dois foram responsáveis pela conferência de abertura, que permitiu aos profissionais e estudantes brasileiros conhecer um pouco sobre o contexto educacional em outro país da América Latina.
“É muito importante termos o panorama mais amplo não só de nossa realidade, mas ao nosso redor. O Chile é um país de ditadura muito recente, que privatizou toda sua educação e agora vive a consequência disso. A formação de professores é bastante precária, salários baixos, faltam profissionais. Há muitas semelhanças com o Brasil e precisamos refletir melhor sobre o cenário latino-americano”, explica a coordenadora de Políticas de Formação de Professores da UFPR, Glaucia da Silva Brito, também uma das organizadoras do evento junto à UP.
Mesa de abertura
Em sua fala de boas-vindas ao evento, o secretário estadual da Educação, Fernando Xavier Ferreira, ressaltou que o direito não se dá apenas com o acesso da sociedade ao ensino, mas sim quando há acesso a um ensino de qualidade. “Quando há qualidade, há uma tríplice virtude: igualdade de condições para todos os jovens, maior eficiência e produtividade para o crescimento socioeconômico e desenvolvimento de uma criticidade política, com benefícios diretos para melhores gestões”, acredita o secretário.
O reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, aproveitou o momento para fazer um retrospecto da contribuição da educação ao longo da história mundial. Segundo ele, hoje o sistema educacional por completo – incluindo a educação voltada à cidadania e à moral – é responsável por dois terços da produtividade do país. “Não há dúvidas de que a ampliação do conhecimento científico e tecnológico seja fundamental para que um país supere suas deficiências. Assim, é preciso um esforço de todos; no que tange à educação, não há concorrência entre esfera pública, privada, empresas ou ONGs”, disse Martins.
Para o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, a sociedade já percebeu a importância da educação, mas ainda falta ao professor reconhecimento e melhores ferramentas para enfrentar o desafio de um ensino de fato transformador. “Para a educação ser transformadora é preciso que ela alcance todos os cidadãos e que o envolvimento ocorra de ponta a ponta do sistema, da educação infantil à pós-graduação”, afirmou Mulinari.
O Seminário segue até esta sexta-feira (27), com extensa programação de palestras, mesas-rendondas e oficinas. Os temas buscam abordar a diversidade de ação do professor e incluem áreas como direitos humanos e violência na escola, gênero e diversidade, o papel do celular na sala de aula, o perfil dos jovens na atualidade e educação a distância. As mesas especiais dos dias 26 e 27 são abertas a todos os interessados, independente de inscrição. Confira aqui a programação completa.
Serviço:
I Seminário de Formação Inicial e Continuada do Professor da Educação Básica e Superior
Data: 25, 26 e 27 de março
Local: Universidade Positivo (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido)
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