Uma parceria internacional para pesquisa de ponta, como é caso da neurociência aliada ao marketing, são sinais de um futuro promissor para a UFPR, que busca constantemente se internacionalizar e interagir com o setor produtivo. A afirmação foi feita pelo reitor Zaki Akel Sobrinho, na manhã desta sexta-feira (9), durante visita do pesquisador Luiz Moutinho, professor de Marketing da Universidade de Glasgow, na Escócia.
Durante o encontro, foram debatidas várias linhas de pesquisa, entre elas, a de atuação do pesquisador escocês, com o exemplo, processos de modelagem do comportamento do consumidor; construção de modelos estatísticos e computadorizados para previsões de marketing; e marketing turístico. Agora, docentes da UFPR vão elaborar uma proposta de planejamento estratégico com o objetivo de integrar a academia e o mercado de trabalho.
Também foi discutido com Luiz Moutinho, que é editor fundador do Journal of Modelling in Management, a possibilidade de integração entre o curso de Gestão da Universidade de Glasgow e os Programas de Mestrado de Turismo e o de Mestrado e Doutorado em Administração da UFPR.
Participaram da visita os professores da UFPR José Manoel Gonçalves Gândara, que coordena o Observatório de Turismo do Estado do Paraná (Obstur), Paulo Prado, diretor da Associação Nacional De Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), e o assessor de Relações Internacionais da UFPR, Carlos Siqueira.
Flaécia Gomes, com orientação de Celsina Favorito.