O reitor Ricardo Marcelo (ao fundo): projeto trará ganhos significativos na qualidade da fiscalização das obras de pavimentação asfáltica. Imagem: Samira Chami Neves.
A UFPR e o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) vão assinar um convênio, dentro de aproximadamente 30 dias, que garantirá o aprimoramento da fiscalização das obras de pavimentação asfáltica estaduais e municipais nas rodovias paranaenses.
O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, e o presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral, reuniram-se nesta quarta-feira (dia 10) em Curitiba para discutir os detalhes da minuta que está sendo elaborada com este objetivo.
Assinado o documento, os técnicos que participarão da iniciativa vão coletar 1.700 amostras de asfalto para serem analisadas no Laboratório Armando Martins Pereira (LAMP), do Setor de Ciências Tecnológicas da UFPR, em um projeto-piloto que será desenvolvido nos próximos meses e depois implantado em todo o Paraná, já no segundo semestre deste ano.
Inaugurado em 2011 e certificado pela Petrobras, o laboratório é um dos mais conceituados do Brasil na análise de materiais asfálticos. O LAMP deverá receber novos equipamentos para suprir a demanda do projeto.
Ganhos para o Paraná
O reitor da UFPR disse que o projeto trará ganhos significativos na qualidade da fiscalização das obras de pavimentação asfáltica. “Trará, também, grande economia para o Estado”, comentou. Ricardo Marcelo disse que a UFPR tem orgulho das articuações institucionais que está construindo, em benefício da população do Paraná.
“A UFPR não pode ficar restrita aos seus muros”, comentou Ricardo Marcelo Fonseca, citando outro exemplo de projeto bem sucedido desenvolvido pela Universidade: o Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos (Lacaut). Criado em 2000, o laboratório possibilitou a redução das impurezas dos combustíveis vendidos no Paraná e, com isso, ampliou a receita tributária do Estado.
O presidente do TCE/PR, Durval Amaral, disse que o projeto – parte das propostas apresentadas em seu discurso de posse – terá importante papel preventivo na fiscalização das obras de construção e/ou de reforma da malha viária estadual. “A parceria dará mais eficiência ao processo de fiscalização e à aplicação dos recursos públicos”, comentou. “Terá ainda um importante efeito pedagógico porque possibilitará que os cidadãos dos municípios saibam que seu dinheiro está sendo bem aplicado. Com certeza, não haverá empreiteiras que queiram fazer obras sem respeitar os contratos”.
Controle de qualidade
A parceria do TCE-PR com a UFPR existe desde a execução das obras para a Copa do Mundo de 2016 e será ampliada com o novo convênio. Para o conselheiro, o governo realiza um programa de pavimentação que envolve R$ 2 bilhões. A nova sistemática de fiscalização possibilitará o controle da qualidade das obras, por meio de uma ação preventiva que vai garantir maior eficiência na aplicação destes recursos.
Pela UFPR, além do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, estavam presentes o pró-reitor de Planejamento, Fernando Mezzadri; o diretor do Setor de Tecnologia, Horacio Tertuliano Filho; e os professores-doutores Mauro Lacerda Santos Filho e Eduardo Ratton. Pelo TCE-PR, participaram da reunião a diretora-geral, Célia Cristina Arruda; o coordenador-geral de Fiscalização, Mauro Munhoz; e o coordenador de Fiscalização de Obras Públicas, Luiz Henrique Barbosa Jorge.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]