logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Senge Jovem discutem parcerias na extensão universitária

O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, professor Leandro Franklin Gorsdorf, reuniu-se esta semana com representantes do Senge Jovem, núcleo do Sindicato dos Engenheiros do Paraná que faz a ligação entre a entidade e os estudantes de Engenharia. Eles discutiram as possibilidades de parcerias em atividades de extensão universitária, especialmente no projeto Engenharia Solidária, que prevê a assistência a movimentos sociais e à comunidade na área de Engenharia.

Além do pró-reitor, participaram do encontro o diretor do Senge-PR Cícero Martins Júnior, além de dois integrantes da Coordenação Estadual do Senge Jovem, André Munhoz e Anderson Mendes.

O professor Leandro lembrou que a assistência técnica às comunidades carentes, a promoção de debates sobre o futuro da profissão e a realização de ações que envolvam projetos voltados ao desenvolvimento da sociedade estão entre os objetivos da extensão universitária.

Ele apresentou aos representantes do Senge Jovem os desafios que terá à frente da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, sobretudo a inclusão da extensão no currículo. “Uma das metas é trazer eficácia ao sistema de avaliação de programas e projetos, sem perder a qualidade do que já vem sendo realizado na instituição”, afirmou.

“O Senge Jovem se consolida pelas ações de Engenharia Solidária; pelo atendimento à comunidade acadêmica, com palestras e debates que promovem o desenvolvimento científico. Atende ainda  à comunidade em  geral, com projetos que buscam levar a engenharia para o cotidiano das pessoas, como um gerador do desenvolvimento”, afirmou Cícero Martins Júnior.

Desde 2015 estes jovens buscam dialogar com os estudantes das universidades por meio de eventos como o Seminário de Extensão na Engenharia: Desenvolvimento Social e Justiça e a Semana do Jovem Engenheiro. “Nós  vemos a extensão universitária como uma forma de levar o aluno à interação com a sociedade”, observou Anderson.

Um novo encontro com o pró-reitor Leandro Franklin Gorsdorf será agendado para o mês de março, quando o Senge Jovem apresentará um mapa da extensão universitária, com a indicação de parceiros para a continuidade do projeto “Engenharia Solidária”. Deverão comparecer integrantes de centros acadêmicos; de Programas de Educação Tutorial (PETs); de centros de estudos e empresas juniores. A intenção é abrir um debate sobre o modelo extensionista, levando em conta a proposta de creditação da atividade na grade curricular.

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...