A Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem realizado um conjunto de esforços para a construção de soluções para o transporte de estudantes do litoral. Articulado pela Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi INTEGRA/UFPR, a iniciativa tem como prioridade possíveis parceiras com os municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná e Matinhos.
Nesse contexto, a UFPR recebeu nos últimos dias a Prefeitura de Pontal do Paraná, para debater sobre o transporte de estudantes das unidades do Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM) e Setor Litoral.
Atualmente, os estudantes de Pontal do Paraná e também do Setor Litoral, em Matinhos, se deslocam entre os campi por meio de uma linha da UFPR denominada “Interpraias”. De acordo com informações do CPP-CEM, são sete viagens realizadas por dia pela linha, percorrendo mais de 300 km, para média aproximada de transporte de 160 estudantes que usam o ônibus da universidade para se deslocarem até as unidades.
O objetivo foi tratar de parceria entre UFPR e o município de Pontal do Paraná para o funcionamento do transporte dos alunos, com investimentos e contrapartidas pela Prefeitura de Pontal do Paraná.
Uma das iniciativas, segundo o diretor do CEM, José Guilherme Bersano Filho, seria o município assumir os itinerários, abrangendo os balneários onde os estudantes moram e aumentando horários de atendimento, com ônibus pelo contrato de transporte do município. “A perspectiva é beneficiar diretamente os estudantes através da maior flexibilidade de horários, melhor adequação à demanda de transporte e mais conforto em relação à lotação”, afirmou
Já para o Diretor da INTEGRA/UFPR, prof. Renato Bochicchio, “as prefeituras são parceiras imprescindíveis para a construção da melhor condição de transportes dos estudantes. Cabe à UFPR articular e colaborar para a implantação dessa política pública essencial para a permanência estudantil”.
Com o início das negociações entre universidade e Prefeitura, estudos devem ser realizados para aprimorar a implementação das linhas.
Conduzido pelo Reitor da UFPR, prof. Ricardo Marcelo Fonseca, participaram da reunião o Diretor da INTEGRA/UFPR, prof Renato Bochicchio, o Diretor do CPP-CEM, prof. José Guilherme Bersano Filho e representantes da Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]