logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitoria da UFPR e Prefeitura de Paranaguá aprofundam parceria e assinam Termo de Cooperação

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e o prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, assinaram hoje (dia 27) Termo de Cooperação em várias áreas, como a formação de recursos humanos, geoprocessamento, gestão ambiental, saneamento, saúde, regularização  fundiária e cultura. O documento marca nova fase na bem sucedida parceria já existente entre a Universidade Federal do Paraná e o governo municipal, em diversos campos.

O Termo de Cooperação assinado por Zaki e Edson abrange várias áreas. Imagem: Aurélio Munhoz.
O Termo de Cooperação assinado por Zaki e Kersten abrange várias áreas. Imagem: Aurélio Munhoz.

Zaki Akel afirmou que a UFPR sempre teve seus olhos voltados à Paranaguá e marca forte presença na cidade não apenas na administração do Hospital Regional, mas também por meio do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) e de outros projetos desenvolvidos em parceria com o município.
“A UFPR tem que dar respostas a toda a comunidade que precisa dela e a mantém, com recursos públicos. Estamos à disposição não só da Prefeitura de Paranaguá, mas também do Litoral do Estado e parabenizamos a administração municipal por sua visão estratégica de buscar esta parceria. Agora, vamos arregaçar as mangas pelo bem do povo de Paranaguá”, disse o reitor, lembrando que o Termo de Cooperação é fruto da estratégia de interiorização da UFPR adotada desde o início da sua gestão, há quase 7 anos.
Avanços importantes
O prefeito Edison Kersten afirmou que a parceria resulta de uma das metas principais do seu governo: qualificar e treinar os servidores municipais, visando oferecer a melhor qualidade possível dos serviços públicos. “A parceria representará um avanço importante em áreas nas quais temos deficiências porque a UFPR tem um quadro muito qualificado. Nossa população sairá ganhando muito com isso e a Universidade também porque ofereceremos a possibilidade de ajudá-la a formar seus alunos”, justificou.
Kersten também agradeceu ao controlador do município, Paulo Farah, e ao chefe de Gabinete da Reitoria, Alzir Felippe Buffara Antunes, pelo empenho na construção do acordo. E disse que, a partir de agora, equipes da prefeitura e da UFPR vão se reunir para identificar os projetos que poderão ser desenvolvidos em comum, elaborar um plano de trabalho e executá-lo seguindo um cronograma.
Mutirão – Mais Cultura

Zaki: "Estamos à disposição não só da Prefeitura de Paranaguá, mas também do Litoral do Estado e parabenizamos a administração municipal por sua visão estratégica". Imagem: Aurélio Munhoz.
Zaki: “Estamos à disposição não só da Prefeitura de Paranaguá, mas também do Litoral do Estado e parabenizamos a administração municipal por sua visão estratégica”. Imagem: Aurélio Munhoz.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, Deise Cristina de Lima Picanço, lembrou que a Universidade já desenvolve parcerias e oferece contribuições importantes às prefeituras do Litoral do Estado como, por exemplo, por meio do Projeto Mutirão – Mais Cultura. “Temos vários professores envolvidos em um trabalho de desenvolvimento do fandango, cultura típica da região”, disse.
O superintendente de Infraestrutura da UFPR, Álvaro Pereira, lembrou que uma das ações propostas é a aplicação de um plano de manutenção civil e preventivo no MAE, prédio histórico que a Universidade passou a administrar nos anos 50.
Já a diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, Márcia Cristina Rosato, lembrou que o museu está intimamente  ligado à história de Paranaguá. “Nós abrimos um leque de ações acadêmicas e de cidadania aqui. Espero que, com o Termo de Compromisso assinado hoje, possamos avançar nas nossas parcerias e colher resultados significativos”, avaliou.

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...