Unidade de Pronto Atendimento deve entrar em fucionamento no HC em 2014 - Foto: Rodrigo Juste Duarte
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná vai receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da Prefeitura de Curitiba, que deve entrar em funcionamento até o ano que vem. O protocolo de intenções foi assinado na sexta-feira (10), pelo reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho e pelo prefeito de Curitiba Gustavo Fruet.
Pelo protocolo de intenções, o HC vai ceder três andares do prédio onde atualmente está a Unidade de Pronto Atendimento adulto e infantil, no térreo, o primeiro pavimento, do Pronto Atendimento Observação, e o segundo pavimento, onde será mantida a estrutura existente da UTI Semi-intensiva e leitos de observação.
Os projetos e as obras da ampliação da área ocupada pela UPA serão de responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde. As obras de ampliação estão previstas para começar no segundo semestre e vão incluir mais leitos, clínica geral e pediatria na área onde hoje é o estacionamento do HC. A administração e contratação de profissionais da UPA ficarão a cargo da Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria de Saúde.
Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, a parceria representa um novo tempo entre UFPR e prefeitura municipal de se “pensar juntos na saúde”. “É papel da Universidade discutir as grandes questões da sociedade e hoje temos uma convergência de forças em prol da comunidade”, disse o reitor. “Não será uma tarefa fácil, mas pela vontade e liderança das pessoas, teremos êxito. Que seja uma iniciativa de sucesso e exemplo para o Brasil”, completou Zaki Akel.
Reitor Zaki Akel Sobrinho e Prefeito de Curitiba Gustavo Fruet assinam protocolo de intenções- Foto: Rodrigo Juste Duarte
O respeito, o reconhecimento e a profunda confiança na UFPR foram ressaltados pelo prefeito Gustavo Fruet. “A população vai dispor da experiência de profissionais altamente capacitados e a UPA também será garantia de qualificação para os estudantes da UFPR”, comentou.
O vice-reitor Rogério Andrade Mulinari falou sobre o círculo virtuoso que se cria com a implantação da UPA no Hospital. “Mostra que a educação é uma diretriz extremamente importante para a cidade. A instalação da UPA se alia à demanda dos estudantes do HC em ter uma interação maior com a comunidade de Curitiba”, disse Mulinari.
A relação entre ensino, pesquisa e extensão, através da assistência em saúde, foram os pontos enfatizados pelo secretário municipal da Saúde e professor licenciado da UFPR, Adriano Massuda. “Não há como pensar na formação em saúde sem o atendimento de urgência. Vamos garantir ao Hospital de Clínicas o exercício da função de ensino nas dependências da unidade, no atendimento aos pacientes, na função de preceptoria e no compartilhamento das discussões e definições assistenciais”. O secretário explicou também que a localização estratégica do HC e a abrangência geral, com atendimento para crianças, adultos e idosos, farão da UPA um espaço de assistência e excelência.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]