Imagem Padrão

UFPR é pioneira na valorização de Recursos Educacionais Abertos (REA)

30 maio, 2014
16:40
Por
UFPR

Aprovada na semana passada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), a resolução 10/14 traz, entre as novidades, o acréscimo de 25% na pontuação docente em atividades e produções acadêmicas publicadas como recursos educacionais abertos. Publicada na segunda-feira (26), a nova resolução estabelece os critérios de avaliação para fins de promoção e progressão na Carreira do Magistério Superior na UFPR.

O novo sistema de pontuação coaduna com a Agenda Regional de Práticas Educacionais Abertas, desenvolvida por meio de consulta a mais de 50 universidades na América Latina. O documento recomenda cinco diretrizes estratégicas para a abertura do acesso do conhecimento no ensino superior, das quais uma delas é a criação de estruturas organizacionais e procedimentos que estimulem a adoção de práticas e recursos educacionais abertos por meio de incentivos institucionais e reconhecimento promocional.

Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), através da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância, está implementando o Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos (REA Paraná), que tem por objetivo disseminar Práticas Educacionais Abertas (PEAs), incentivar a produção de Recursos Educacionais Abertos (REAs) e disponibilizá-los para a comunidade acadêmica da UFPR, UTFPR e para a comunidade em geral, via internet.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]