

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Universidade Federal do Paraná assinam um acordo de cooperação para desenvolver atividades nas áreas de nutrição alimentar, alterações climáticas, conservação do solo e da água e em legislação e política ambiental. O objetivo é trabalhar em conjunto para a realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os que envolvem a vida na Terra, a igualdade de gênero, a água limpa e o saneamento e a erradicação da pobreza e da fome.
“A parceria com a UFPR é uma colaboração estratégica que contribuirá para melhorar a comparação de dados alimentares em todo o mundo e promover o desenvolvimento de capacidades e políticas voltadas para a gestão sustentável dos recursos naturais”, diz Eduardo Mansur, Diretor do Escritório de Mudanças Climáticas da FAO, Biodiversidade e Meio Ambiente.
De acordo com André Duarte, Diretor do Escritório Internacional da UFPR, as colaborações acadêmicas internacionais fazem parte da estratégia de internacionalização dos programas de pós-graduação da UFPR. “Isso é ainda mais verdadeiro quando se trata de colaborações que claramente contribuem para o desenvolvimento de pesquisas de alta qualidade em campos que são cruciais para a melhoria dos padrões de qualidade de vida no mundo”, destaca.
Economia Rural e Extensão e Nutrição
São dois departamentos da UFPR envolvidos na cooperação. O departamento de Economia Rural e Extensão vai atuar nas atividades relacionadas aos recursos hídricos e terrestres. O Departamento de Nutrição, vai agir por meio do Programa de Pós-Graduação em Nutrição. “Erradicar a pobreza, erradicar a fome e trabalhar no sentido de promover a igualdade de gênero, a água, o saneamento, são aspectos fundamentais, que estão não somente dentro dos objetivos de desenvolvimento sustentável, (…) mas que permitem ligar ações regionais e locais da nossa universidade – com sua centenária ação – a objetivos maiores da ordem global”, avalia o professor Franscisco de Assis Mendonça, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR.
A professora Sandra Crispim, da Nutrição, explica que o plano de trabalho até 2025 envolve a harmonização dos dados dietéticos do Brasil na plataforma da FAO, acesso e certificação a cursos da FAO relevantes e pertinentes aos programas de aprendizagem da UFPR e também o apoio aos países da América Latina e do Caribe na realização de pesquisas individuais de consumo alimentar. “No momento, estamos trabalhando com os dados das pesquisas nacionais de consumo alimentar coletados pelo IBGE e dando suporte a duas pesquisas que estão acontecendo no Caribe, com envolvimento de alunas e egressas do Mestrado do Programa de Pós Graduação em Alimentação e Nutrição”, informa a professora.