UFPR e Lactec formalizam compartilhamento de laboratórios

11 agosto, 2014
13:02
Por
0
Ciência e Tecnologia

Diretor presidente dos Institutos Lactec, Luis Fernando Vianna, e reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, assinam termo de convênio. Foto: Marcos Solivan

Uma solenidade realizada no gabinete do reitor na manhã desta segunda-feira (11) formalizou a parceria entre a UFPR e os Institutos Lactec para o uso de laboratórios.

Com isso, passam a estar compartilhadados o entre as duas instituições o Laboratório Central de Pesquisa e Desenvolvimento (LAC), Laboratório de Materiais e Estruturas (Lame), Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza (Cehpar) e Laboratório de Mecânica e Emissões Veiculares (Leme).

“Essa parceria só traz benefícios para ambas as instituições”, disse o diretor presidente dos Institutos Lactec, Luiz Fernando Vianna. “Fico muito feliz de ver nossos laboratórios repletos de estagiários da UFPR, pois foi assim que minha história começou 15 anos atrás”, contou.

Estudantes de engenharia da UFPR participaram da solenidade. Foto: Marcos Solivan

A cooperação técnico-científica entre UFPR e Lactec, por meio do compartilhamento de estrutura e de recursos humanos, na prática, já ocorria, mas agora passa a ser definida de maneira mais clara, segundo Vianna.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, que é presidente do conselho de administração dos Institutos Lactec, falou sobre o processo de concretização do convênio. “Foi uma operação muito intrincada, por causa de várias coisas que foram feitas informalmente em um momento em que não tínhamos muros entre as instituições”, disse. “Em determinado momento precisamos criar um novo tipo de convênio para superar obstáculos legais.”

Além de Akel e Vianna, estiveram presentes na solenidade o diretor de desenvolvimento tecnológico dos Institutos Lactec, Ney Augusto Nascimento; o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari; o diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, Marcos Antônio Marino; e o pró-reitor de Administração, Alvaro Pereira, entre outros representantes das duas partes.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]