ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Itaipu assinam Acordo de Cooperação Técnica e Científica

Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a UFPR e a Itaipu - Foto: Leonardo Bettinelli

Um Acordo Guarda-Chuva de Cooperação Técnica e Científica entre a UFPR, a Itaipu Binacional e a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI) foi assinado na manhã desta sexta-feira (11), pelo reitor Zaki Akel Sobrinho e pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional Jorge Miguel Samek. O acordo tem a intenção de estabelecer uma parceria entre ambas as instituições através do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (Made) da universidade. A cooperação prevê a elaboração conjunta de ações, programas e projetos com interesses comuns; o intercâmbio em eventos educacionais, científicos, tecnológicos e de pesquisa, além da viabilização dos mecanismos para a realização dos mesmos. Está a frente da iniciativa, na UFPR, a coordenadora do Made professora Eleusis Ronconi de Nazareno e na Itaipu o superintendente de Energias Renováveis Cícero Bley Júnior.

Além de representantes da Administração da universidade, estavam presentes na cerimônia a vice-coordenadora do Made professora Sigrid Andersen;o diretor jurídico da Itaipu Cezar Eduardo Zilioto; a consultora em Gestão de Ensino da Itaipu Janaina Camile Pasqual e o consultor do diretor-geral da Itaipu Paulino Motter.

Reconhecimento – Na oportunidade, o reitor Zaki Akel Sobrinho destacou a expressiva atuação, em âmbito social, entre ambas as instituições, lembrando especialmente a fundação da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila).Reconheceu também a responsabilidade da UFPR e da Itaipu frente as grandes transformações sociais e ambientais da atualidade. “O presente acordo é só mais um dos instrumentos que nos unem”, disse o reitor referindo-se, agradecido, à Itaipu.

Principais autoridades presentes na cerimônia de assinatura de Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a UFPR e a Itaipu - Foto: Leonardo Bettinelli

“É importante unirmos esforços neste momento tão especial para o planeta, especificamente nos campos da energia e da gestão das águas”, refletiu a professora Eleusis. Relembrou os 20 anos de atuação do Made, dedicados aos estudos na área do Desenvolvimento Sustentável. Sobre o acordo, a professora reforçou ser esse o início de um profícuo entendimento que poderá gerar trabalhos produtivos de natureza acadêmica. “São medidas de intervenção úteis à sociedade”, concluiu a coordenadora do acordo.

Sintonia – “A elaboração do projeto da Usina de Itaipu, no Setor de Tecnologia da UFPR, no passado, marcou o início dos vínculos entre as duas instituições. Hoje, o empreendimento de renome internacional tem como importante parceira a UFPR, especialmente no desenvolvimento conjunto de iniciativas voltadas à preservação do Meio Ambiente. É um sentimento de gratidão que nos aproxima, traduzido pelo trabalho conjunto em prol da justiça social e do respeito ao Meio Ambiente”, disse na ocasião o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional Jorge Miguel Samek.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...