logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Instituto Kake em nova etapa de parceria

O reitor e o vice-reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho e Rogério Mulinari, receberam hoje uma comitiva formada pelo professor Jinmin Wang (Chiba Institute of Science) e as acadêmicas Rurika Uno (também do Chiba Institute) e Yu Tahji (Kurashiki University of Science and the Arts).
As duas alunas participam da nova fase do projeto de parceria e de mobilidade existente há 28 anos entre a UFPR e o Instituto Kake – organização que reúne universidades e centros de pesquisa do Japão. Uno é estudante de Farmácia da Chiba Institute of Science e Tahji cursa Engenharia Médica. Há uma semana em Curitiba, elas permanecerão mais 20 dias conhecendo a UFPR e visitando algumas das principais cidades turísticas do Paraná.
Aprendizado
Desenvolvido em parceira com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o projeto tem a participação, neste semestre, de três alunos da UFPR, que estão estudando no Japão. “É um prazer receber vocês na nossa Universidade, que é uma das maiores do Brasil”, disse o reitor Zaki Akel Sobrinho, que lembrou o crescimento de 50% ocorrido na UFPR na sua gestão, há quase sete anos.
O vice-reitor, Rogério Mulinari, elogiou a parceria com o Instituto Kake. “A parceria é muito importante. Aprendemos com a cordialidade e a serenidade dos japoneses. E nos permitimos refletir sobre nossas diferenças”, comentou, ao lado do professor Jinmin Wang, que elgiou a UFPR e Curitiba. “Fiquei impressionado com a hospitalidade dos alunos e professores e com a qualidade da cidade”, disse.
Acompanharam a visita da comitiva japonesa o assessor de Relações Internacionais da UFPR, Carlos Siqueira, a coordenadora do Projeto Integrar, Eva Dalmolin e ainda a professora de japonês da Universidade Federal do Paraná Satomi Oishi Azuma.

Por Aurélio Munhoz

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...