logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR é entidade precursora do Sistema Confea/Crea

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, recebeu o presidente do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná), Joel Krüger, que comunicou dois reconhecimentos conferidos pelo Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) para a Universidade Federal do Paraná: entidade precursora do Sistema Confea/Crea e a homenagem ao Curso de Engenharia Mecânica da UFPR, que será incluído no livro do mérito do Confea.

As honrarias serão entregues na noite de 29 de agosto, na solenidade que marcará a abertura da 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que será realizada em Foz do Iguaçu.

Zaki recebeu os comunicados com entusiasmo. “É um grande orgulho para a UFPR ser reconhecida como entidade precursora e incentivadora do movimento que marcou a regulamentação das engenharias e da agronomia no Brasil. O curso de Engenharia Mecânica é reconhecido amplamente, inclusive internacionalmente, como um grande celeiro de talentos. Agradeço as homenagens e estarei presente na abertura da Semana Oficial recebendo com muito orgulho as honrarias entregues pelo Sistema Confea/Crea”, ressaltou.

Reconhecimento

O presidente do Crea-PR destacou a importância das homenagens. “O reconhecimento da UFPR como entidade precursora do Sistema Confea/Crea é de extrema importância. Somente instituições que conseguem comprovar a efetiva participação na ata de fundação dos primeiros Creas, em 1934, conquistam  a honraria. Com o reconhecimento, a UFPR junta-se ao Instituto de Engenharia do Paraná como a segunda entidade precursora no Paraná, ao lado de apenas outras 34 instituições de todo o pais”, destacou.

A homenagem ao curso de Engenharia Mecânica foi aprovada pela Comissão do Mérito do Confea. “Foram recebidas 135 indicações de todo o país e apenas 26 foram aprovadas pela comissão o que demonstra o reconhecimento da qualidade do curso, destacou o conselheiro federal Wiliam Alves Barbosa, que também é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR.

Krüger estava acompanhado dos conselheiros federais da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), Wiliam Ales Barbosa, Paulo Laércio Vieira e João José Magalhaes Soares; da assessora da CAIS Cláudia Regina Machado e da assessora da presidência do Crea-PR, Vivian Curial Baeta de Faria. (Fonte: CREA/PR, com ACS da UFPR)

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...