logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Controladoria Geral da União/Paraná firmam termo de cooperação técnica pioneiro no Brasil

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e o chefe da Controladoria Geral da União/Regional Paraná, Moacir Rodrigues de Oliveira, assinaram hoje, em Curitiba, o primeiro Termo de Cooperação Técnica firmado entre a CGU e uma universidade do País. Por sua relevância, o acordo – primeira parceria formal entre as duas organizações – deverá servir de modelo para outras instituições de ensino superior.

O documento estabelece que a UFPR fornecerá suporte e apoio técnico a auditorias realizadas pela Controladoria da União do Paraná. O trabalho envolve tanto professores quanto estudantes de várias áreas, que serão mobilizados para a tarefa de acordo com a demanda da CGU/PR. Em troca, os docentes e alunos terão a oportunidade de exercer as três atividades principais da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Parceria produtiva

Zaki elogiou a parceria e o modo como a CGU tem conduzido suas ações no Paraná, baseadas na transparência e no diálogo com os gestores públicos. “A Controladoria Geral da União é uma grande parceira da UFPR. O chefe da CGU, doutor Moacir Oliveira, bem como sua equipe, têm um olhar voltado aos aspectos finalísticos – e não aos burocráticos – da administração pública”, comentou Zaki, ao lado do vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari.

Zaki, com Oliveira (à dir.), Mulinari e Marienne: " A UFPR possui um banco de competências que será muito importante para garantir o suporte técnico necessário às ações da Controladoria". Imagem: Samira Chami Neves.
Zaki, com Oliveira (à direita), Mulinari e Marienne: “A UFPR possui um banco de competências que será muito importante para garantir o suporte técnico necessário às ações da Controladoria”. Imagem: Samira Chami Neves.

O reitor lembrou que a UFPR possui um banco de competências que será muito importante para garantir o suporte técnico necessário às ações da Controladoria. “Agora, eles serão convocados a atender às demandas da CGU, utilizando suas competências. E os alunos também serão beneficiados porque terão aprendizado e oportunidade de crescimento. A UFPR será beneficiada em todas as suas atividades, no ensino, na pesquisa e na extensão”, comentou Zaki.

A serviço da sociedade

Moacir Rodrigues de Oliveira avaliou que a UFPR terá papel importante no apoio ao trabalho da CGU de acompanhamento de obras e de outras ações públicas, em benefício da coletividade. “Será um aprendizado para nós. A parceria também será uma ação importante como aprendizado para os alunos, que terão acesso ao nosso banco de dados”, comentou o chefe da Controladoria Geral da União/Regional Paraná, que estava acompanhado de Anderson Sanches e de Hamilton Azevedo, ambos do Núcleo de Infraestrutura da CGU.

Oliveira afirmou que o trabalho da Controladoria se volta à construção de soluções para os problemas da sociedade, baseadas no diálogo com os gestores e agentes públicos, para o bem da Nação. “Nossa finalidade não é policialesca, mas sim a de buscar políticas públicas de qualidade. Quando um gestor está em dificuldades, temos que buscar a construção de soluções para ajudá-lo a resolver os problemas”, disse.

Aprendizado mútuo

Para a pró-reitora de Planejamento da UFPR, Lúcia Regina Montanhini, a parceria com a CGU consolida o relacionamento produtivo que sempre existiu entre as duas organizações, na atual gestão da Universidade Federal do Paraná. “É um relacionamento muito positivo, que tem resultado em aprendizado mútuo e em evolução para ambos. A parceria que construímos foi um trabalho coletivo que beneficia toda a comunidade”, disse Lúcia Regina.

Já como resultado da parceria, a coordenadora do projeto na UFPR, professora Marienne do Rocio de Mello Maron da Costa, explicou que a primeira tarefa a ser executada está definida. A UFPR vai apoiar a CGU no acompanhamento da qualidade da merenda escolar servida aos alunos da rede estadual de ensino. Ela destacou a relevância do trabalho. “Nós teremos a oportunidade ímpar de interagir com vários setores na localização de talentos da UFPR para o atendimento das demandas específicas da CGU”, avaliou.

Ações da UFPR

Antes da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, Zaki também explicou ao chefe da CGU algumas das ações de mobilização social da UFPR (como seu envolvimento no combate ao mosquito do gênero Aedes, causador da dengue e de outras doenças), bem como as iniciativas que visam garantir mais transparência e eficiência, como o novo sistema de registro de ponto eletrônico dos servidores.

Da assinatura do Termo de Cooperação participaram ainda, entre outras autoridades, o pró-reitor de Administração da UFPR, Edelvino Razzolini Filho; o superintendente de Infraestrutura, Álvaro Pereira; a auditora-chefe da UFPR, Luciane Mialik Linczuk; e o superintendente da Funpar, Luiz Roberto Farias.

 

Aurélio Munhoz

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...