logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Capes debatem criação de mestrado profissional em Filosofia

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, recebeu na manhã desta segunda-feira (27) representantes da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do Departamento de Filosofia da Universidade para debater uma proposta de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-Filosofia) em nível nacional.

A disciplina de Filosofia voltou a fazer parte do currículo do Ensino Médio no Brasil em 2006. O PROF-Filosofia será um mestrado profissional destinado a professores da disciplina, que muitas vezes não tem a qualificação específica da área. “O PROF-Filosofia terá a participação de 24 universidades de todo o país. A sede será na Universidade Federal do Paraná, que será a coordenação central para todos os núcleos regionais”, explica Antonio Edmilson Paschoal, professor do Departamento de Filosofia da UFPR.

A escolha da UFPR como sede do programa aconteceu em outubro de 2014, durante reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). Em seguida, foi montada uma comissão para preparar a documentação de proposta do Mestrado Profissional que será apresentada à Capes.

No momento, a comissão trabalha na redação dos documentos, que incluem o regulamento do programa, a oferta de disciplinas, carga horária, entre outros. Na reunião desta manhã, esteve presente o diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral.

“Essa reunião é essencial, pois, como diretor de Avaliação, o professor Lívio Amaral nos dá algumas diretrizes, e também há uma aproximação política com a Capes, que demonstrou interesse pelo programa”, avalia Paschoal.

O próximo passo é finalizar a proposta para apresentação até junho. Se aprovada, a expectativa é de que em 2016 as vagas para formação de professores comecem a ser abertas.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...