logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e associação brasileira realizam um dos mais importantes eventos sobre petróleo e gás

Centenas de estudantes, pesquisadores e profissionais brasileiros da área de petróleo, gás e biocombustíveis estão reunidos em Curitiba. É o 8º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás (PDPETRO) – evento realizado apenas a cada dois anos pela Associação Brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás (ABPG), sempre em parceria com alguma universidade; nesta edição, a co-realizadora é a UFPR.

22177141220_522a7e4087_z
Para o reitor em exercício, Rogério Mulinari, um evento envolver entidades de perfis tão distintos, como a UFPR e a ABPG, é de grande importância para maior integração entre academia e setor produtivo. FOTOS: Samira Chami Neves

Atualmente, o país ocupa a 16ª posição no ranking mundial quanto às reservas de petróleo. A descoberta de outras bacias e o fim do monopólio estatal de exploração petrolífera estabeleceram uma nova era para a cadeia produtiva brasileira de petróleo e gás, gerando demanda crescente por profissionais cada vez mais especializados e capacitados. Assim, abrir discussão sobre desafios e tendências de um dos setores em maior expansão no país é algo de grande responsabilidade para os organizadores.

21744067373_81a6c9a947_z
Amplo material de apoio foi distribuído aos participantes, que vieram de diversas regiões brasileiras

De fato, o peso da iniciativa foi o assunto mais comentado na abertura oficial do Congresso. segundo o presidente da ABPG, Sérgio Nascimento Bordalo, desde 2001 – quando foi realizada a primeira edição do evento, junto à Universidade Federal do rio Grande do Norte – o Congresso vem se estruturando e crescendo, principalmente por dedicação das comunidades acadêmicas e de um forte voluntariado. “Neste ano, a UFPR não está sendo diferente. Vem preparando o evento cuidadosamente para que tenhamos um bom nível de trabalhos apresentados, associados à recepção sempre amigável do povo paranaense”, diz.

Com temática voltada a Tecnologia, Inovação, Sustentabilidade e Empreendedorismo, a programação está dividida em minicursos, mesas-redondas, apresentações orais,palestras e posteres. Entre as abordagens sobre produção, exploração e logística do setor, assuntos como meio ambiente, direito, economia, gestão e regulação também ganham seu espaço.

22177144320_0c6b05415d_zPara o vice-reitor da UFPR, no exercício da Reitoria, Rogério Mulinari, unir-se a uma associação como a ABPG para discussão de pesquisas e desenvolvimento é importante momento de maior proximidade da academia com o setor produtivo. “A parceria de entidades com perfis distintos, como a ABPG e a UFPR, agrega grande valor à produção de ciência, tecnologia e inovação. Com essa interação, atores bastante diversos também se unem e conseguem assim provocar uma contribuição significativa não só para o desenvolvimento científico, mas também para as relações profissionais e redes de contatos que aqui se formam”, acredita.

Confira aqui a programação completa do evento, que segue até esta quinta-feira (22).

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...