

A Universidade Federal do Paraná e a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) – por meio da Escola do Legislativo – assinaram um termo de cooperação técnica nesta segunda-feira, 14 de março, para a criação do Laboratório de Práticas Legislativas. O espaço vai incentivar a realização de pesquisas científicas sobre atividades e políticas públicas nos âmbitos legislativos municipal e estadual. Outra função do laboratório será a realização de capacitações, tanto para servidores, como para estudantes e pesquisadores.
A previsão é que as primeiras atividades práticas da cooperação sejam realizadas a partir do mês de abril, com colaboração da Escola do Legislativo. “Quando a universidade faz pontes, em particular com o poder público e com a casa do povo paranaense, nós reforçamos a nossa própria missão”, disse o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca. Para o professor, com a parceria a universidade também poderá contribuir com a Alep a cumprir sua missão, a partir da qualificação das pessoas.
Além da atuação em pesquisa e capacitações, a parceria também vai permitir a realização de consultorias do corpo técnico da universidade no Poder Legislativo em assuntos relacionados às atividades do laboratório. A coordenação do espaço será do professor Marco Cavalieri. “O essencial é que as competências da universidade possam ser desdobradas e articuladas com as necessidades da Assembleia, fazendo com que a universidade contribua em mais esse convênio para o desenvolvimento tanto dos recursos humanos para Assembleia quanto da capacitação para políticas públicas para o futuro”, finalizou o reitor.
Encontro
Além do reitor da UFPR e da vice-reitora da UFPR – professora Gaziela Bolzon de Muniz – também participaram do encontro o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, o primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli, o diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, o diretor do Setor de Ciências Humanas da UFPR, João Frederico Rickli, o vice-diretor do Setor de Ciências Humanas, Rodrigo Tavares, e Marco Antonio Ribas Cavalieri, pró-reitor de Administração.