A Universidade Federal do Paraná foi considerada a 32ª melhor instituição da América Latina, a sétima melhor universidade federal do Brasil e a melhor paranaense, segundo o QS Latin America University Rankings 2022. A UFPR subiu da 35ª para a 32ª posição entre as universidades latinas e da 8ª para a 7ª posição entre as federais brasileiras nessa edição em relação ao ranking de 2021.
A lista de 2022 reúne 418 instituições latinas, oito a mais do que a edição anterior. Universidades do Brasil, do México e da Colômbia representam o maior número de ranqueadas.
Metodologia
A metodologia do ranking usa os seguintes critérios: impacto da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto on-line e internacionalização. A lista leva em conta os indicadores de reputação acadêmica (com peso de 30% na nota), reputação junto ao empregador (peso de 20%), proporção de professores para alunos (peso de 10%), qualidade de formação do corpo docente (peso de 10%), rede internacional de pesquisa (peso de 10%).
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]