logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Mutirão de testes com assintomáticos é cancelado

Matéria atualizada em 13/03/2021 às 14h15:

As equipes dos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO) informam que: 

Em atenção ao Decreto Municipal 565/2021 e ao memorando 7/2021 da Pró-Reitoria de Administração, não será realizado o mutirão de coleta de assintomáticos no dia 16 de março de 2021. 

 

Na próxima terça-feira, dia 16 de março, pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizam uma nova rodada de testes com pessoas assintomáticas para detecção do coronavírus (SARS-CoV-2). 

A equipe realizará 1800 testes para a comunidade da UFPR (estudantes, técnicos, docentes, além de familiares em primeiro grau ou coabitantes desses grupos). Os interessados deverão preencher o formulário disponível aqui e indicar o horário de preferência para atendimento 

As coletas serão no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (SCB), no Centro Politécnico, das 8h às 18h. No momento da coleta, os participantes deverão apresentar documento com número de CPF e caneta, para assinar o termo de consentimento.  

O teste realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva, conforme instruções do vídeo ao lado. Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes.  

O mutirão faz parte de um estudo, coordenado pelos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO), com apoio da Direção do SCB, que visa identificar pessoas contaminadas e propiciar o isolamento, como medida para evitar a propagação da doença.  

Nos últimos três mutirões realizados no SCB, 1,03% dos resultados apontaram a presença do SARS-CoV-2, o que comprova a importância do distanciamento social. Desde outubro de 2020, já foram realizados mais de 8800 testes com assintomáticos em mutirões na UFPR em Curitiba, Jandaia do SulToledo, Matinhos e Palotina. 

A equipe também recruta voluntários para auxiliar na coleta dos exames. Podem participar servidores docentes, técnico-administrativos e alunos de pós-graduação da UFPR, entre 18 e 59 anosque se autodeclararem em boas condições de saúde, tiverem interesse e disponibilidadeAs inscrições estão abertas no formulário disponível aqui 

Docentes, técnico-administrativos e estudantes da UFPR que apresentem sintomas compatíveis com a doença e desejem realizar o exame podeparticipade outra ação, realizada no Campus Botânico. Mais informações podem ser obtidas aqui. 

 

SERVIÇO  

Testes para detecção do coronavírus em pessoas assintomáticas  

Público-alvo: estudantes, técnicos e docentes da UFPR, familiares em primeiro grau ou coabitantes 

Quando: 16/03/2021, das 08 às 18h  

Local: Estacionamento do Setor de Ciências Biológicas  

Link para agendamento: http://bit.ly/coleta20210316 

Maiores informações: examescovid19@ufpr.br

 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus 

Crédito da imagem em destaque: Juliana Barbosa (Aspec/SCB/UFPR) 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...