logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR discute lixo, desperdício e reciclagem dentro da Universidade em dois eventos na próxima semana

lixo 1A próxima semana será de reciclagem das ideias sobre o desperdício e o lixo gerado na Universidade. A UFPR recebe dois importantes eventos para discutir junto com alunos, servidores e administração a gestão de resíduos em seus campi. Na terça-feira (20), será aberto o 7º Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades. A iniciativa já percorreu outras universidades brasileira e, nesta edição, é organizada por meio do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Divisão de Gestão Ambiental da Superintendência de Infraestrutura da UFPR.

O evento segue até quinta-feira (22) e traz pesquisadores e consultores de renome nacional e internacional. O objetivo é abordar os problemas relacionados aos resíduos de maior impacto gerados em nossa sociedade, com programação focada e estruturada na abordagem sobre recicláveis, orgânicos, de serviços de saúde e industriais.

Pouco a pouco, as universidades brasileiras vêm desenvolvendo programas próprios para o gerenciamento de seus resíduos e, com a oportunidade aberta pelo Simpósio, novas práticas e tecnologias – nacionais e internacionais – poderão ser apresentadas e discutidas com ainda maior envolvimento da comunidade acadêmica.

Lixo Zero

FOTO: Comunidade Curitiba Lixo Zero
FOTO: Comunidade Curitiba Lixo Zero

Já na sexta-feira (23), é a vez de chamar as demais universidades da capital para troca de experiências sobre o lixo produzido pelas comunidades acadêmicas. O Campus Botânico se abre de novo para discussão do tema e sedia o I Simpósio Campus Lixo Zero. Esse intercâmbio de informações e conhecimentos será feito por meio de cases das instituições e também palestra com a co-diretora da startup americana Plan – The Post-Landfill Action Network, Faye Christoforo. Ela também fará uma breve participação no 7º Simpósio Internacional.

O I Simpósio Campus Lixo Zero faz parte da programação da Semana Lixo Zero Curitiba, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O Simpósio abre a Semana, que tem início dia 23 de outubro e segue até 31 do mesmo mês. Em toda a capital, o objetivo será promover o debate, a reflexão e a busca de soluções para os diversos problemas causados pela grande geração, desperdício e encaminhamento incorreto dos resíduos, difusão do conceito Lixo Zero e promoção de suas metas e práticas.

SERVIÇO
7º Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades
Data: 20 a 22 de outubro
Local: Auditório Prof. Ulysses de Campos | Setor de Ciências Sociais e Aplicadas (Campus Botânico – Avenida Prefeito Lothário Meissner, 900 – Jardim Botânico, Curitiba/PR)
Mais informações: www.7isrmu.ufpr.br

I Simpósio Campus Lixo Zero
Data: 23 de outubro
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório das Ciências Florestais e da Madeira (Cifloma) | Campus Botânico
Mais informações na fanpage da comunidade Curitiba Lixo Zero

Leia também:
Campus Lixo Zero reunirá universidades e contará com startup americana para debater a gestão de resíduos

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...