

O departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná produziu um guia com fotos de porções alimentares para auxiliar na avaliação de consumo alimentar em pesquisas populacionais. O documento está disponível gratuitamente no site da Intake, uma organização que promove a harmonização e a melhoria de dados dietéticos do mundo todo. A Intake está sediada nos Estados Unidos, mas atua em vários países, especialmente nos continentes africano e asiático.
Guia
“O guia vai auxiliar na condução de pesquisas em vários países, principalmente em países menos desenvolvidos, em que esse recurso ajuda bastante na coleta de dados”, afirma a professora Sandra Crispim, responsável pela publicação. As fotografias padronizadas pelo guia são usadas para representar tamanhos de porções e ajudam os entrevistados a relatar as quantidades que consumiram. Seguindo o manual, as respostas ficam padronizadas e o resultado das pesquisas, mais próximo da realidade.
“Aqui na UFPR só já desenvolvemos três manuais seguindo essas diretrizes. Um manual que tem sido utilizado em várias pesquisas no Brasil, outro específico para o Estudo Nacional de Alimentação Infantil financiado pelo Ministério da Saúde, e outro para aplicação no Equador. Estamos finalizando outro que será utilizado na pesquisa Nacional de São Cristóvão e Neves no Caribe e iniciando a segunda edição do Equador”, diz a professora Sandra.
Público


O guia tem como público gestores e pesquisadores da área de nutrição que vão monitorar o consumo alimentar com auxílio de fotos. O documento fornece orientações para o desenvolvimento de fotografias de alimentos em tamanho de porção e fotografias de alimentos em tamanho real para estimativa de tamanho de porção em pesquisas quantitativas.
Para acessar o guia, basta clicar aqui.