UFPR define calendário letivo de 2022 e anuncia Semestre Zero com disciplinas introdutórias para calouros

04 abril, 2022
11:21
Por
0
Ensino e Educação

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFPR definiu na última semana o calendário acadêmico para o ano letivo de 2022. As aulas do primeiro semestre letivo começam no dia 6 de junho, exceto para o curso de Medicina, que inicia o semestre no dia 25 de julho. Para os calouros e calouras aprovadas no último vestibular e no SiSU 2022, a universidade ofertará o Semestre Zero, um conjunto de disciplinas introdutórias, com aulas remotas entre os dias 11 de abril e 16 de maio.

Para os cursos que iniciarão as aulas em 6 de junho, o primeiro semestre letivo será encerrado no dia 17 de setembro. O segundo semestre começa no dia 17 de outubro e vai até 25 de fevereiro de 2023, com recesso no período de 26 de dezembro e 14 de janeiro.

Para os alunos de Medicina, o primeiro semestre vai de 25 de julho a 26 de novembro. As aulas do segundo semestre começam no dia 16 de janeiro de 2023 e vão até 20 de maio.

As datas foram definidas considerando, entre outros aspectos, a necessidade de adequar o calendário acadêmico da UFPR e o cronograma do vestibular ao calendário civil. Os calendários acadêmico e civil ficaram em descompasso por causa da pandemia de Covid-19, mas a intenção é que em 2023 a universidade retome a normalidade, seguindo os padrões anteriores à pandemia.

Foto: Marcos Solivan

Semestre zero

Aproveitando este momento de transição pós-pandemia, a UFPR lança um projeto- que foi batizado de Semestre Zero e será executado antes do início do calendário letivo. Trata-se da oferta, para os calouros e calouras aprovados no Vestibular 2021/22 e via SiSU, de quatro disciplinas consideradas básicas para o período de ingresso na universidade: Escrita Acadêmica, Estratégias de Leitura em Língua Inglesa, Direitos Humanos e Ideias Fundamentais da Matemática e Estatística. Esta última será ofertada apenas para calouros de cursos cujo currículo inclui disciplinas dos departamentos de Matemática e Estatística.

“É um projeto piloto, uma experiência pedagógica e de inclusão que concebemos para acolher e preparar nossos calouros e calouras, de forma que aproveitem melhor o que a UFPR lhes oferece”, afirma o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Cada disciplina terá 30 horas, distribuídas em cinco aulas síncronas (ou seja, ao vivo). As aulas serão ministradas de forma remota, por professores das respectivas áreas, por meio do canal da UFPR TV no Youtube, e ficarão gravadas na plataforma UFPR Virtual. Todo o material terá tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além da gravação das aulas síncronas, o material didático inclui slides, videoaulas interativas e material de estudo complementar. Nos dias seguintes às aulas síncronas, os alunos também poderão contar com mediação pedagógica para esclarecimento de dúvidas, em horários previamente definidos.

Inscrições

Os alunos não precisarão se inscrever para o Semestre Zero. A inscrição será feita automaticamente pelo sistema Siga. Nesta edição, serão atendidos os calouros aprovados na primeira chamada do vestibular e do SiSU. Para os aprovados nas chamadas complementares (prevista para o dia 20 de abril), as disciplinas do Semestre Zero serão ofertadas no segundo semestre deste ano.

Os encontros síncronos do Semestre Zero estão previstos para os dias 11, 18 e 25 de abril e 2 e 9 de maio. O calendário se encerra com a avaliação, no dia 16 de maio.

A UFPR disponibilizará notebooks para empréstimo a alunos cotistas que necessitem. As normas para empréstimo serão detalhadas em edital a ser lançado em breve pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD).

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]