logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR dará curso de formação política para mulheres

A UFPR inicia em maio o primeiro Curso de Iniciação à Formação Política para Mulheres. As 80 vagas ofertadas esgotaram-se nas primeiras horas de inscrição – o que, na opinião da coordenadora do curso, professora Eneida Desirée Salgado, mostra que há entre as mulheres um grande interesse pela política. O que falta, diz a professora, é estímulo e a superação das condições que ainda dificultam a participação igualitária da mulher no campo político.

Organizado pelo grupo Política Por De Para Mulheres, o curso visa fornecer às participantes informações capazes de impulsionar a participação nos partidos políticos, nos processos eleitorais, no controle social e nas discussões públicas. O conteúdo inclui subsídios de caráter político, jurídico e estratégico.

Segundo a professora Eneida, do curso de Direito da UFPR, “o curso nasceu da constatação do pequeno número de mulheres que concorrem com chances nas eleições, e de estudos que apontam que em muitos casos as mulheres resistem à arena política por se sentirem incapazes de participar ativamente”.

O Brasil elegeu uma prefeita pela primeira vez em 1928 – foi Alzira Soriano de Souza, de Lajes (RN). Desde então, a representatividade feminina na política aumentou, mas ainda está longe da igualdade com os representantes homens. Na  Assembleia Legislativa do Paraná, por exemplo, só quatro de 54 deputados estaduais são mulheres.

“Vários são os obstáculos para o ingresso e para a competitividade das mulheres na arena eleitoral. A cultura machista e misógina, a concepção de que o âmbito de realização da mulher é na esfera privada, o pouco apoio da família, a dificuldade de conseguir recursos, a baixa permeabilidade dos partidos e o tratamento dos meios de comunicação”, afirma Eneida Desiree.

O curso

O I Curso de Iniciação à Formação Política para Mulheres terá duração de 60 horas e aulas nas áreas de Direito Constitucional, Eleitoral, Parlamentar, Administrativo e Políticas Públicas.

Na abertura, no dia 2 de maio, haverá palestras da  professora Eneida Desiree Salgado, da vice governadora do Piauí Margarete Coelho e da, superintendente de Comunicação e Marketing da UFPR, professora Luciana Panke. “O curso é uma contribuição importante para estimular e preparar mais mulheres para entrar na política”, afirma Luciana Panke.

Diante do grande interesse na primeira edição, a organização avalia a possibilidade de abrir uma nova turma no segundo semestre.
Curso de Iniciação à Formação Política para Mulheres

De 2 de maio de 2017 a 8 de agosto de 2017

Encontros: terças-feiras, das 19 às 22 horas

Local: Faculdade de Direito da UFPR

Vagas esgotadas.

Por Talita Brasileiro sob orientação de Lorena Klenk

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...