logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR dá início às aulas do primeiro doutorado em Música do Paraná

O primeiro doutorado em Música do Paraná deu início a suas aulas nesta segunda-feira (03). O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR e é o segundo do sul do Brasil, nono do país.

O doutorado foi aprovado no início deste ano, após mais de 100 dissertações de mestrado publicadas pelo Programa e detalhado estudo de viabilidade que buscou levar em consideração o perfil do corpo docente e a demanda existente em toda a Região Sul do Brasil – na qual existia, até o momento, apenas um curso em atividade.

19670685404_43e57c45b7_z
Aula inaugural ressaltou qualidade do corpo docente e integração da comunidade acadêmica. FOTO: Ana Assunção

Para a aula inaugural do doutorado, reuniram-se aos 16 alunos da primeira turma o atual coordenador, Danilo Ramos; a professora que assume a coordenação a partir da próxima semana, Zélia Chueke; o chefe do Departamento de Artes, Paulo Reis; o diretor do Setor de Artes, Comunicação e Design, Dalton Razera; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Silveira; e o reitor, Zaki Akel Sobrinho.

Em todas as falas, a dedicação da comunidade acadêmica que se empenhou para consolidação do Programa – ao longo dos 40 anos desde a graduação, ainda Educação Artística – foi tema recorrente. A integração de professores, técnicos e estudantes ficou bastante evidente e mostrou que muito da qualidade acadêmica conquistada pelo curso é derivada de um trabalho consistente nos valores das ciências humanas.

“Esta é nossa pós-graduação de número 130. Com ela, já contabilizamos mais mestrados e doutorados que o próprio número de graduações. Isto é prova de que os investimentos aplicados de maneira correta e eficiente podem se multiplicar por áreas além das objetivadas. Aqui na UFPR, os recursos investidos para aumento de vagas pelo Reuni [Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais] resultaram também em mais doutores para nossa instituição e maiores avanços para a pós-graduação e a pesquisa”, avaliou o reitor.

O doutorado em Música possui três linhas de pesquisa: Composição Musical, Musicologia Histórica/Etnomusicologia e Educação Musical/Cognição. A aula inaugural foi proferida pelo compositor, musicólogo e premiado professor e pesquisador da USP, Rodolfo Coelho de Souza.

Leia também

UFPR terá seis novos cursos de mestrado e doutorado

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...