logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR da continuidade ao Plano de Ação do Programa de Equidade e Gênero

A Universidade Federal do Paraná entrou no rol das empresas e entidades públicas ligadas ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. O programa do Governo Federal tem objetivo de promover a igualdade de tratamento entre homens e mulheres nas organizações públicas, privadas e instituições.

Para isso, são desenvolvidas ações durante 12 meses (período de duração de cada edição). No decorrer deste tempo, é preciso obter 70% de execução das atividades pactuadas e quantitativamente obter um desempenho satisfatório para receber o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.

Mudança na cultura organizacional

O programa tem três pilares: promoção da cidadania e combate à discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego de mulheres e homens; compromisso com a igualdade racial e de gênero, priorizando a gestão de pessoas e a cultura organizacional da empresa ou organização; e difusão de práticas exemplares entre as empresas e instituições que promovam a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.

Entre o conjunto de ações do Pró-Equidade, destacam-se: desempenho do plano de ação com metas para combater as discriminações de gênero e raça baseadas na realidade da empresa, monitoramento das mudanças previstas e avaliação do cumprimento das metas e a certificação. Com o selo garantido pelo programa, a organização é reconhecida publicamente pelas ações desenvolvidas no ambiente profissional, contribuindo, dessa forma, com o desenvolvimento mais igualitário do país.

Na Universidade

A UFPR começa a desenvolver seu plano de ação a partir de portaria emitida pelo reitor prevendo adequação da linguagem institucional no recrutamento e seleção, assim como nos crachás e na emissão de diplomas. Quem se interessar, pode requerer junto à instituição que este documento seja reimpresso com a devida correção de gênero ao designar a profissão e o grau obtido.
Solicitamos ampla divulgação da Portaria a comunidade Universitária.

Acesse a Portaria.

Da Progepe

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...