

Começa na tarde desta sexta-feira (13) o processo para alterar e modernizar o estatuto da UFPR. O primeiro seminário da Estatuinte será realizado a partir das 16 horas na Sala Homero de Barros, 1º andar, Edifício Dom Pedro I. O processo vai ser aberto pela presidente da comissão preparatória da estatuinte, a pró-reitora de Graduação Maria Amélia Sabbag Zainko. Também está programada a conferência com o sociólogo e cientista político da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Emir Sader, que vai falar sobre os desafios da universidade.
O assunto da pró-reitora é uma nova Universidade para um novo Brasil, momento em que fará uma reflexão sobre o papel da UFPR nos dias atuais e de que forma vai expandir o conhecimento. Tomando como base os desafios do novo Plano de Educação que prevê, que 50% dos jovens de 18 a 24 anos estejam na Universidade até 2021, a meta é analisar ações que possam levar a cumprir essa finalidade. Hoje estamos em 22%, explica Maria Amélia.
Toda a comunidade universitária é convidada a participar dos debates que começam agora e que irão dar base para um grande congresso estatuinte que deve ocorrer no próximo ano na UFPR. Nos últimos anos, a instituição cresceu e abriu diversos cursos novos e, por isso, há necessidade de atualizar as normas internas para dar uma nova dinâmica ao funcionamento da instituição.
Além da professora Maria Amélia, a comissão preparatória da Estatuinte é formada por Eva Cristina Rodrigues Avelar Dalmolin, Marcos Antônio Marino, decanos dos conselhos da universidade, Luiz Allan Künzle, (APUFPR), Maurício de Souza (Sinditest), Rafael Luis Takahashi (DCE) e Marlei Fernandes de Carvalho (APP).