logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR confirma posição entre as melhores universidades brasileiras

Dois levantamentos divulgados pela imprensa nacional, nesta semana, confirmam a posição da UFPR entre as melhores universidades brasileiras.

Um deles foi feito pelo Center for World University Rankings (CWUR) junto às mil melhores universidades do mundo que mais formam Chief Executive Officer (CEOs).  Nesta sondagem, a UFPR acumulou 44,29 pontos, ficando em 13º lugar no País e em 926º no planeta.

O Brasil tem 17 universidades no levantamento. A primeira colocação nacional ficou com a Universidade de São Paulo (USP), que é a 138ª no mundo.

A sondagem considera oito aspectos, como a empregabilidade (25% da nota geral) e mede a média ponderada anual de ex-alunos de uma instituição que ocuparam posições de CEO desde 2011 em alguma das duas mil maiores empresas do mundo, segundo a revista Forbes.

Elite universitária

A UFPR também figura com destaque no novo ranking da consultoria britânica QS, que classifica as instituições de ensino superior mais respeitadas entre os Brics – grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Com 50,4 pontos, a Universidade Federal do Paraná está em 13º entre as 20 maiores do Brasil. Entre os países emergentes, sua posição é a 79ª.

Novamente, a USP foi classificada como a melhor universidade brasileira e a 10ª, entre as instituições do Brics. No ranking, foram utilizados oito indicadores, como reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção entre docentes e estudantes, número de professores com phD e produtividade em pesquisas.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...