UFPR concede título de Professor Emérito a Carlos Antunes dos Santos, ex-reitor da Universidade

11 maio, 2016
12:33
Por
0
UFPR
26759735902_36b1ae94f1_z

Foto: Samira Chami Neves

A UFPR outorgou título de Professor Emérito (in memoriam) a Carlos Antunes dos Santos, ex-reitor da UFPR. Com extenso currículo, o professor começou sua carreira na UFPR como professor do Departamento de História e chegou a ser Secretário de Educação Superior do Ministério de Educação.

“Em todos os cargos por onde passou, ele deixou diversos discípulos e seguidores, muitas publicações interessantes, e algumas linhas de pesquisa que ainda hoje têm uma produção intensa”, afirmou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. “Ele foi diretor do Setor de Ciências Humanas e, mais tarde, reitor da Universidade. Em todos os cargos em que passou, deu uma grande contribuição como gestor na área acadêmica, e como professor e pesquisador – além de ser imortal, pois era membro da Academia Paranaense de Letras. É uma vida coroada de muito trabalho, deixou um legado valoroso e merece todo o nosso reconhecimento”, destacou Zaki.

Por seus 43 anos de docência e todo o legado deixado por Antunes é que a Universidade homenageou o professor com o título de Professor Emérito, que é concedido aos membros da comunidade acadêmica que se destacaram no exercício da atividade universitária.

“Era uma pessoa que acreditava na bondade das coisas. Acho que isso fazia dele uma pessoa tão agradável, porque ele via o mundo como um mundo bom”, contou seu filho, Francisco Rocha Antunes.

“Nós de sua família ficamos imensamente gratos e felizes com esse título, que fechou sua carreira de professor na UFPR, e esperamos que a contribuição dada à história e à Universidade com tanta dedicação tenham continuidade e se desenvolva”, afirmou Roseli Rocha dos Santos, esposa de Carlos Antunes dos Santos.

A homenagem foi realizada no dia 5 de maio, durante Sessão Pública e Solene do Conselho Universitário, no Ed. D. Pedro I.

Veja fotos da cerimônia neste link.

Com informações da UFPR TV

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]