logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR concede título de Doutor Honoris Causa ao historiador alemão Jörn Rüsen

29053866942_aef5952e5f_z
Foto: Samira Chami Neves

A Universidade Federal do Paraná concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao historiador e filósofo alemão Jörn Rüsen. A sessão pública do Conselho Universitário especial para a outorga do título foi realizada na manhã desta segunda-feira (22).

O título foi concedido ao professor Rüsen por sua destacada e relevante contribuição científica nos campos da Teoria da História, Didática da História e da Historiografia. Ele é hoje um dos mais importantes acadêmicos em atuação no seu campo. É autor de inúmeros livros, artigos científicos, ensaios e capítulos de livro, publicados em mais de vinte idiomas.

A proposta de concessão do título foi submetida pelo Setor de Educação da UFPR, representado pela professora Maria Auxiliadora Schmidt, coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Educação Histórica (Lapeduh), e aprovada pelo Conselho Universitário em novembro de 2015.

Durante a cerimônia, a professora Maria Auxiliadora Schmidt apresentou a biografia do professor Rüsen e fez um discurso de homenagem. Ela apresentou o professor como “cientista e humanista, mestre da alegria e da utopia”.

“Rüsen tornou-se uma das referências marcantes nos estudos da Teoria da História, História da Historiografia e da Educação Histórica no Brasil”, afirmou Schmidt. “Por meio da UFPR, [suas obras] chegaram a jovens professores de História que, na escola básica, procuravam caminhos para renovar suas práticas, e também, quem sabe, poderem ser reconhecidos como produtores e não somente reprodutores do conhecimento histórico”, ressaltou a professora.

O homenageado afirmou que esse é um momento muito importante em sua vida, e que recebeu a homenagem com um misto de alegria e modéstia. “É uma grande honra, e eu sou muito grato. Eu farei o que puder para que as nossas relações, entre a Universidade e a minha pessoa, continuem estreitas e produtivas”.

Em seu discurso, Rüsen fez uma reflexão sobre o pensamento científico, e disse que gostaria de lançar uma mensagem ao resto do mundo: “Não pensem jamais que a seriedade do pensamento científico deva ser desconectada da alegria de viver. E é no Brasil onde eu encontro uma das versões mais eficientes da conexão entre a seriedade do pensamento científico e a alegria de viver”, declarou.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, considerou inspiradora a presença do historiador no Setor de Educação. “A saudação da professora Maria Auxiliadora mostra o quanto a sua atuação aqui está iluminando caminhos, enchendo o coração e o espírito investigativo de tantas pessoas”, destacou.

“O doutor Rüsen tem tido essa participação de ser um intelectual brilhante, e esse é o principal significado de um diploma e o reconhecimento para alguém que é honoris causa em uma universidade – ser um acadêmico de altíssimo nível”, afirmou Akel Sobrinho.

Também participaram da cerimônia o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari; o vice-diretor do Setor de Educação, Marcus Levy; e Inge Rüsen, esposa de Jörn Rüsen.

 

Biografia

29159583475_57b6ff3d5e_z
Foto: Samira Chami Neves

Jörn Rüsen nasceu em Duisburg (Alemanha), em 1931. Estudou História, Filosofia, Literatura Alemã e Pedagogia na Universidade de Colônia, onde se doutorou em 1966.

Foi professor nas Universidades de Bochum e de Bielefeld. Também foi diretor do Centro de Pesquisas Interdisciplinares em Bielefeld. Presidiu o Instituto de Altos Estudos em Ciências Humanas de Essen. Desde 2009 é professor emérito da Universidade de Witten/Herdecke.

 

Jörn Rüsen na UFPR

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Setor de Educação da UFPR tem sido um dos polos irradiadores do pensamento de Jörn Rüsen no Brasil. Desde 2001, são produzidas pesquisas em dissertações e teses que têm como referência as ideias deste autor. Em 2010, Rüsen realizou um primeiro seminário presencial no PPGE, além de reuniões de pesquisa com o grupo de investigadores do Lapeduh.

Em 2010, a Editora da UFPR publicou a primeira edição da obra “Jörn Rüsen e o Ensino da História”, em parceria com a Universidade do Minho. O livro, em sua terceira reimpressão, tem grande repercussão no Brasil e em países de língua portuguesa e espanhola.

Em 2012, o professor Rüsen realizou um segundo seminário no PPGE, do qual resultou a obra “Jörn Rüsen e a Didática da História”, em sua segunda reimpressão, publicada pelo Lapeduh.

Clique aqui para ver mais fotos da cerimônia.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...