UFPR comemora o dia da árvore com doação de mudas de pinheiro

Mudas de pinheiro - fotos de Flávio Zanette

Cerca de duas mil mudas de “araucária Angustifólia” o pinheiro-do-Paraná serão distribuídas no Setor de Ciências Agrárias da UFPR nesta sexta-feira, dia 21, a partir das 9 horas, em comemoração ao dia da árvore. São mudas plantadas por presidiários da Colônia Penal Agrícola em Piraquara, através de convênio com a Secretaria de Justiça.

Os interessados receberão ainda orientações de como cultivar o pinheiro para que em 12 anos possam colher pinhões, explicou o pesquisador e coordenador do projeto Flávio Zanette.

A distribuição será próxima ao Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, que fica na Rua dos Funcionários, 1540. Nos últimos cinco anos foram distribuídas mais de 60 mil mudas obtidas de pinhões selecionados.

Pinhões selecionados - fotos de Flávio Zanette

O dia da árvore será lembrado também pelos professores do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo que irão plantar uma muda de cerejeira no campus Agrárias. Os pesquisadores dão início ainda a um programa especial de manejo das árvores existentes no campus, aproximadamente mil exemplares de diversas espécies. O principal cuidado é com a erva-de-passarinho, trepadeiras que grudam nos galhos e podem matar as árvores.

Serviço:
distribuição de mudas de pinheiro
Setor de Ciências Agrárias da UFPR, Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo,
Rua dos Funcionários, 1540
a partir das 9 horas