logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR comemora 25 anos do seu Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar

Solenidade de comemoração
Solenidade de comemoração

O Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar/UFPR celebrou em novembro deste ano 25 anos de fundação. Consolidado junto ao setor sucroenergético pelo importante trabalho realizado, o Programa integra a Ridesa – Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro, do qual fazem parte dez universidades federais brasileiras. Na solenidade de comemoração, realizada no auditório do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, foi lançado o livro “Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar da UFPR: 25 anos de pesquisa”, organizado pelos professores Edelclaiton Daros, José Luis Camargo Zambon e Ricardo Augusto de Oliveira, atuais coordenadores do programa.

O resultado das pesquisas realizadas pela Ridesa faz diferença no setor. Ao longo desse período, a Rede desenvolveu 94 variedades de cana-de-açúcar com melhoramento genético. Essas variedades representam hoje 70% das variedades cultivadas no país e 84% das cultivadas no Paraná. Destas, a RB966928, desenvolvida na UFPR, é atualmente a segunda variedade mais cultivada no país, com mais de 600 mil hectares plantados. As variedades apresentam maior eficiência em diferentes aspectos, seja no crescimento mais rápido ou no teor de sacarose mais elevado.

Livro lançado no evento
Livro lançado no evento

Em seu discurso, o professor Edelclaiton Daros destacou a trajetória de trabalho e sucesso do Programa. Ela apontou para os futuros dessa pesquisa, que estão na renovação da parceria em novos moldes, mais atuais, dentro das novas legislações das universidades em relação as suas fundações. Além disso, ele aponta “a necessidade de melhorar ainda mais as condições de trabalho, agregar mais professores, contratar mais pesquisadores, buscar remuneração digna pelo trabalho que executamos, sejam os pesquisadores, técnicos e pessoal de campo. Eu entendo que o maior bem dentro do nosso Programa é o ser humano e este deve ser muito valorizado”.

Autoridades no evento
Autoridades no evento

Solenidade

Na comemoração dos 25 anos do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar da UFPR foram realizadas diversas homenagens. Entre elas, ao ex-reitor Carlos Alberto Faraco e ex-vice-reitor Mário Portugal Pederneiras, da gestão 1990-1994, que dirigiam a universidade quando foi implantado o programa; Eleutério Dallazm, então diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Honório Roberto dos Santos, representando os chefes de Departamento de Fitotecnia a Fitossanitarismo; professor Oswaldo Teruyo Ido, representando os professores do mesmo departamento; Marcos Luiz de Paula Souza, diretor de programas da Funpar – Fundação da UFPR, gestão 2000-2002; Luiz Rogério de Farias, representando os diretores superintendentes da Funpar; Miguel Rubens Tranin, representando os diretores presidente da Alcopar (representado pelo presidente da FAEP, Ágide Meneguette); Eduardo A. Quintanilha, representando os presidentes da Canapar (representado pelo atual presidente da Canapar, Paulo Buso).

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...