Imagem Padrão

UFPR celebra Semana do Migrante com oficinas, cultura e comida típica

18 junho, 2019
12:09
Por
UFPR

Uma programação que inclui oficinas, exposições, aulão de Yoga, diversas atividades culturais e comida típica nos Restaurantes Universitários (RUs) marca a Semana do Migrante na UFPR. O Dia Mundial do Refugiado é celebrado no dia 20 de junho.

Os RUs vão oferecer pratos típicos de países da origem de migrantes e refugiados que vivem em Curitiba durante os dias 18 e 20 de junho. Nesta terça-feira (18), a sobremesa no horário de almoço será o prato caribenho Majarte. Já na janta, será servida sopa Joumon, típica do Haiti. Na quinta-feira (20), o café da manhã terá arepas venezuelanas e, seguindo a origem, o almoço terá pabellón criollo e o jantar, lombo de porco à Venezuela. Os pratos do dia 18 estão disponíveis em todos os RUs de Curitiba, já os do dia 20 serão ofertados apenas na unidade central.

Foto: Marcos Solivan

Bodas Urbanas

A quarta-feira (19) será marcada pelo lançamento da exposição “Bordas Urbanas” no Campus Rebouças. Os painéis com as narrativas visuais de pessoas refugiadas são resultado de uma colaboração entre o artista curitibano Seth Dazrua, a designer Marcela Mity e a idealizadora do projeto e estudante do curso de Psicologia da UFPR, Maria Beatriz Maia, em homenagem a pessoas refugiadas.

A programação abrange uma grande intervenção artística e cultural, que terá início às 14h, com oficinas de mandalas, cabelos africanos, dança congolesa e improviso musical. Às 18h haverá um aulão de yoga para a comunidade presente.

A abertura da exposição está marcada para às 19h, com a apresentação da organização “Arte Urbana como Refúgio” e uma roda de conversa com pessoas refugiadas. A Associação de Haitianos se apresenta para o público às 19h30 e, na sequência, haverá apresentações de poemas, de dança congolense e música latinoamericana.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]