logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR auxilia na produção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos

Plano prevê
O Paraná é o terceiro estado brasileiro a definir um plano estadual para a educação e os direitos humanos. Imagem: Leonardo Bettinelli

O Conselho Estadual de Educação já tem em mãos a versão final do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná (PEEDH/PR). O documento foi entregue pela coordenadora do Comitê de Educação em Direitos Humanos do Paraná, Cineiva Campoli, e pela professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, Sônia Haracemiv. O Paraná é o terceiro estado brasileiro a definir um plano desse tipo.

O PEEDH/PR foi produzido através de um longo processo de consulta à sociedade, com audiências públicas em 11 cidades do Paraná, como Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá, e da consulta pública online através do site do Comitê de Educação em Direitos Humanos, conforme explica Cineiva. “Esse projeto inteiro não veio do nada, ele foi revisado, repensado e tivemos apoio de diversas instituições, dando legitimidade acadêmica e científica”, diz.

O apoio da UFPR veio por meio de um esforço do UFPR Unindo Talentos, projeto de extensão da Universidade que desenvolve diversos trabalhos, sendo o PEEDH/PR apenas um deles. “Desde 2011, recebemos o maior apoio da UFPR e do nosso reitor para prosseguirmos com o desenvolvimento desse plano e de outros projetos também”, explica Sônia.

Seis grandes temas nortearam a elaboração do PEEDH/PR: Educação Básica, Ensino Superior, Educação Não Formal, Educação dos Profissionais de Justiça, Segurança e Socieducação, Tecnologia e Dignidade Humana e Família. Cada um desses eixos têm recomendações e metas a serem seguidas, sempre aliando a dignidade e os direitos humanos a cada um deles.

Texto: Kaleb Ferreira (sob supervisão de Jaqueline Carrara)

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...