logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR assina cooperação com instituições holandesas para aumentar potencial de ciclomobilidade de Curitiba

brasil-holanda_email banner (1)A UFPR está junto com instituições holandesas e brasileiras para dar sua contribuição na transformação de Curitiba em uma cidade dentro do conceito de smart cities – cidades-inteligentes, que buscam a solução de problemas urbanos com tecnologia e inovação.

O Termo de Entendimento assinado na última semana entre empresas, universidades, centros de pesquisa e associações dos dois países tem o objetivo de aumentar o potencial de ciclomobilidade da capital, mostrando a bicicleta como opção segura e viável para o trânsito. Pesquisadores holandeses permanecerão em Curitiba e a intenção é que, durante cinco anos, o compartilhamento de ideias, estudos e experiências entre os parceiros possa resultar em projetos inovadores, aliando planejamento urbano, arquitetura e design.

A sinergia é outro ponto enfocado pela cooperação. Entre os objetivos acordados, está o desenvolvimento de soluções para a integração de todos os modais de transporte em Curitiba, conciliando infraestrutura urbana e o engajamento do cidadão. De acordo com o documento, deverá haver busca pelo aumento da consciência sobre o impacto que pode haver na sustentabilidade de iniciativas urbanas quando há sinergia entre o mercado, autoridades públicas, universidades e consumidores.

Para assinatura do Termo, o reitor Zaki Akel Sobrinho juntou-se ao embaixador da Holanda no Brasil e a um grupo de holandeses e brasileiros que chegaram pedalando à Prefeitura para o fechamento da parceria. Também assinaram o documento de cooperação as instituições: Universidade de Twente (Holanda), Universidade e Centro de Pesquisa Wageningen (Holanda), Universidade de Ciências Aplicadas CAH Vilentum (Holanda), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Positivo (UP), Ecofys (empresa holandesa de consultoria em energia urbana), Dutch Cycling Embassy (associação holandesa que atua no mundo inteiro incentivando o ciclismo), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) e CicloIguaçu (Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu).

IMG_1766
Reitor Zaki Akel Sobrinho uniu-se ao embaixador da Holanda no Brasil e a um grupo de holandeses e brasileiros que chegaram pedalando à Prefeitura para assinatura da parceria

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...