

A UFPR e a maior universidade da Polônia, a de Varsóvia, acabam de assinar um protocolo de intenções que permite pesquisa conjunta e troca de experiências tanto por professores como estudantes de graduação e pós-graduação e também os técnicos administrativos.
O documento foi assinado nesta segunda-feira pelo vice-reitor em exercício da UFPR, professor Rogério Mulinari e pelo vice-reitor da Universidade de Varsóvia, Alojzy Nowak.
Entre as áreas que os poloneses têm interesse em atuar em conjunto estão estudos de imigração, em especial sobre os poloneses que vieram para o Sul do Brasil e também de economia levando em conta a nova realidade brasileira. Segundo a professora Renata Ambroziak, do Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade de Varsóvia, eles poderão contribuir com pesquisas em Biologia, Ciências Naturais, Matemática e ainda em tecnologia de ponta.
A UFPR e a universidade polonesa já realizaram diversas atividades em parceria, mas não havia um documento que sacramentasse os estudos em conjunto, disse o assessor de Relações Internacionais, Carlos Siqueira. “Agora as atividades serão incrementadas.”