logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR assina carta de intenções com THI visando prorrogação do Projeto Aware

 

A intenção dos parceiros é renovar a parceria por mais dois anos, até 2018. Imagem: Samira Chami Neves.
A intenção dos parceiros é renovar a parceria por mais dois anos. Imagem: Samira Chami Neves.

O vice-reitor no exercício da Reitoria da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, assinou Carta de Intenções com a Technische Hochschule Ingolstadt (THI) visando a renovação, por dois anos, do Projeto Aware.

Trata-se de um programa de cooperação existente dede 2013 que inclui, basicamente, o desenvolvimento de pesquisas de campo e a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores entre as duas instituições. Dele, participam também a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística, os Institutos Lactec e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A prorrogação do Aware terá que ser submetida à aprovação do Ministério da Educação da Alemanha, que financiará 75% do projeto. Os 25% restantes serão garantidos por meio de parcerias, que estão sendo construídas pelos participantes. O projeto final que será encaminhado à Alemanha para garantir a renovação do acordo deverá ficar pronto até o final do ano. O orçamento do Aware nos quatro anos iniciais foi de aproximadamente R$ 4 milhões.

Assinatura

Rogério Mulinari assinou a carta de intenções com o diretor do Setor de Tecnologia, Horácio Tertuliano; e com a coordenadora administrativa do Aware, Anne-Sophie Lohmeier. Da reunião que formalizou o documento participaram ainda o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Edilson Silveira; o professor Ulrich Tetzlaff (do Technische Hochschule Ingolstadt); e o diretor de Desenvolvimento Tecnológico dos Institutos Lactec, Alessandro Zimmer.

Participaram da reunião, ainda, o atual coordenador do projeto na UFPR, Evaldo Mehl; a vice-coordenadora, Karin Graf; e os professores Hans-Georg Schwiger e Enrique Machuca (ambos do Technische Hochschule Ingolstadt).

Ação decisiva

A UFPR tem participação decisiva no projeto, que envolve várias ações, como o custeio da estadia dos alemães no Brasil. O Aware começou envolvendo, basicamente, projetos de pesquisa e mobilidade na área de Engenharia Automotiva. Depois, se expandiu para as Engenharias Mecânicas e de Computação. Ingolstadt é a cidade sede da montadora alemã Audi, uma das razões pelas quais os alemães têm interesse em professores e pesquisadores com conhecimento e experiência na área automotiva.

A UFPR já tem parceria com a Technische Hochschule Ingolstadt por meio do Aware desde 2013. Um dos objetivos do programa era institucionalizar uma dupla diplomação de mestrado, o que já é realidade. A assinatura do acordo de cooperação garantindo esta dupla diplomação ocorreu em 4 de março  e foi firmada pelo reitor da universidade alemã, Walter Schober, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UFPR, Edilson Silveira.

 

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...