logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR aprofunda diálogo com coordenadores na primeira reunião do ano

O diálogo intenso e democrático marcou a primeira reunião do ano da Reitoria e da Pró-Reitoria de Graduação da UFPR com o Colégio de Coordenadores de Cursos de Graduação, hoje, no auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT), em Curitiba.

O encontro foi importante para ouvir as opiniões e sugestões dos coordenadores sobre temas como a Resolução 53/06 – do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) – sobre o Processo Seletivo, a reforma curricular das licenciaturas (Resolução 2/2015 do Conselho Nacional de Educação-CNE), as novidades da 15ª Feira de Cursos e Profissões e o Encontro de Atividades Formativas (Enaf) – evento integrante da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe).

O pró-reitor de Graduação, Eduardo Barra, afirmou que o objetivo básico do encontro era atender a uma determinação da gestão da UFPR de ouvir permanentemente os coordenadores. “Reafirmo que é fundamental para nós saber as expectativas dos coordenadores e ouvi-los, sempre”, comentou. “A tônica desta administração é dar à UFPR o que ela quer e merece”.

Diálogo permanente

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca afirmou que a administração da Universidade quer manter diálogo permanente com os coordenadores tanto em relação a políticas públicas quanto a questões operacionais. “Nós temos a disposição permanente de ouvi-los. Conversar com vocês é algo valiosíssimo para esta gestão. Queremos trabalhar junto com os coordenadores”, disse.

O reitor também lamentou a redução de repasses federais sofrida pela UFPR em 2017 e defendeu a união da comunidade acadêmica para combater a crise. “Teremos que ser capazes de exercitar os canais de diálogo e de mantê-los abertos para superarmos isso”, comentou. “Apelo a todos para entenderem a situação que vivemos e a necessidade de estarmos juntos, de dialogarmos e de termos espírito republicano”.

Processo Seletivo

Falando sobre a Resolução 53/06, do CEPE, o coordenador do Núcleo de Concursos, professor Mauro Belli, pediu apoio e a participação dos coordenadores nos debates sobre o processo de seleção dos alunos da UFPR. “É fundamental que os coordenadores tenham papel mais ativo no processo seletivo, até para conhecer o perfil dos alunos da UFPR e saber como abordá-los”, avaliou. Belli afirmou ainda que está preocupado em fazer com que o processo seletivo evite a ocorrência de vagas ociosas na Universidade.

O pró-reitor Eduardo Barra convidou os coordenadores a participar mais ativamente dos temas debatidos pelo CEPE e convocou o grupo a elaborar um projeto institucional de formação de professores da educação básica, tema da Resolução 2/2015 do CNE. “Temos um pouco mais de tempo para nos adequarmos à resolução, mas isso não significa que podemos nos acomodar”, disse.

Formaturas e Feira de Cursos

A responsável pelo Cerimonial da UFPR, Nicolle Rodrigues, pediu aos coordenadores que orientem os alunos formandos a informar à unidade sobre suas colações de grau, evitando que muitos sejam excluídos da cerimônia.

O coordenador da Feira de Cursos e Profissões, Ray Garbelotti, informou os preparativos para a 15ª edição do evento, marcado para 24 a 27 de agosto, na unidade avançada da UFPR de Piraquara. O espaço disponível para a feira no local é de 14 mil metros quadrados, com previsão de mais de 90 mil participantes. Uma reunião será marcada entre a organização do evento e os coordenadores para coletar sugestões de melhoria da feira.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...